China - irmãos que comeram roedores adquiriram peste bubônica:

As autoridades de saúde da Mongólia, no interior, na China, diagnosticaram dois casos da peste bubônica, a doença que na época medieval era conhecida como "peste negra", confirmou a mídia estatal no domingo.

Segundo as autoridades de saúde locais, os casos confirmados são de um homem de 27 anos e seu irmão de 17 anos, atualmente em tratamento em dois hospitais distintos. Afirma-se que ambos contraíram a doença após consumir carne de roedor.

No domingo, a cidade de Bayannur anunciou um alerta de nível três sobre prevenção e controle da praga, agora em vigor até o final de 2020. As autoridades locais estão pedindo às pessoas que tomem precauções extras para reduzir o risco de transmissão de humano para humano, bem como abster-se de caçar ou comer roedores suscetíveis de causar a infecção.

"Atualmente, existe o risco de uma epidemia de peste humana se espalhar nesta cidade", disse a autoridade local. "O público deve melhorar sua consciência e capacidade de autoproteção, e relatar condições de saúde anormais imediatamente."

Conforme observado pelo Center for Disease Control (Centro de Controle de Doenças, CDC, da sigla em inglês), a peste bubônica é uma doença infecciosa que "afeta roedores, alguns outros animais e seres humanos". Eles descrevem seus sintomas em mais detalhes:

Os pacientes desenvolvem início repentino de febre, dor de cabeça, calafrios e fraqueza e um ou mais gânglios linfáticos inchados, doloridos (chamados de bolhas). Estas ocorrências são geralmente o resultado de uma picada de pulga infectada. As bactérias se multiplicam no linfonodo mais próximo de onde elas entraram no corpo humano. Se o paciente não for tratado com antibióticos apropriados, a bactéria pode se espalhar para outras partes do corpo.

A peste bubônica ficou conhecida como "Peste Negra" na Idade Média, quando entre 75 e 200 milhões de pessoas na Eurásia e no norte da África morreram da doença. Atualmente, ele pode ser tratado com antibióticos se administrado dentro de um determinado período de tempo.

Alguns casos de peste bubônica ocorrem todos os anos na atualidade, principalmente na Mongólia e no norte da China. Em maio de 2019, um casal mongol morreu depois de comer da mesma forma o rim cru de uma marmota, que algumas comunidades acreditam ser um remédio popular à boa saúde. Meses depois, mais duas pessoas no interior da Mongólia foram infectadas pela peste pneumônica, uma variante diferente da doença que afeta os pulmões. Elas recuperaram-se da doença.

Ainda é altamente improvável que os casos levem a uma epidemia semelhante ao coronavírus chinês, que levou grande parte do mundo a uma paralisação efetiva, este ano.

"Ao contrário do século 14, agora temos um entendimento de como essa doença é transmitida", disse anteriormente o Dr. Shanti Kappagoda, médico de doenças infecciosas da Stanford Health Care, ao site Healthline. “Nós sabemos como evitá-lo. Também podemos tratar pacientes infectados com antibióticos eficazes. ”


Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu