Nepal - 10.000 protestam depois que o primeiro ministro dissolveu o parlamento:


Milhares de pessoas marcharam pelas ruas de Katmandu na terça-feira para protestar contra a decisão do primeiro-ministro nepalês KP Sharma Oli na semana passada de dissolver o parlamento do país.


Pelo menos 10.000 manifestantes desafiaram as restrições do coronavírus em manifestações públicas por toda a capital, de acordo com policiais que supervisionam a segurança na cidade.

“Gerenciamos com tato a manifestação de cerca de 10.000 manifestantes”, disse o porta-voz da polícia de Kathmandu, Basanta Bahadur Kunwar, na terça-feira, segundo a Reuters.

Um grande grupo de manifestantes se reuniu em frente ao gabinete do primeiro-ministro, em Kathmandu, exigindo que ele revertesse sua decisão de dissolver a Câmara dos Representantes do Nepal, com 275 membros, em 20 de dezembro.

Oli defendeu sua recomendação de dissolver o parlamento do Nepal como uma decisão necessária em meio à falta de cooperação do governista Partido Comunista do Nepal (PCN). O primeiro-ministro diz que disputas internas paralisaram o processo de tomada de decisões da legislatura e o forçaram a buscar um mandato popular por meio de eleições parlamentares antecipadas no próximo ano, que ele solicitou para 30 de abril e 10 de maio, menos de dois anos antes da data originalmente programada.

A China enviou uma delegação de alto nível, liderada por um vice-ministro do Partido Comunista da China (PCC) a fim de se reunir com os líderes rivais do Nepal, no fim de semana, em um esforço para resolver a cisão dentro do partido no poder. A equipe se reuniu com o presidente nepalês Bidya Devi Bhandari e o primeiro-ministro Oli, no domingo, e com os principais líderes do Partido Comunista do Nepal na segunda-feira, para discutir possíveis soluções para a crise política do país.

O vice-ministro do Departamento Internacional do PCC, Guo Yezhou, chegou à capital do Nepal no domingo "no que se acredita ser uma tentativa desesperada da China de evitar uma divisão vertical no NCP", informou o Press Trust of India (PTI) na segunda-feira.

Guo se encontrou com Pushpa Kamal Dahal “Prachanda” na manhã de segunda-feira. Prachanda reivindicou o controle sobre o partido no poder do Nepal desde que removeu o primeiro-ministro Oli dos cargos de líder parlamentar e presidente do PCN, em 22 de dezembro, efetivamente dividindo o partido dois anos após sua fundação.

A China está supostamente descontente com a recente divisão do maior partido comunista do Nepal, depois de trabalhar para promover a formação do PCN de dois partidos separados em maio de 2018.

Guo discutiu “a possibilidade de reunir as duas facções do PCN e a cooperação Nepal-China” com Prachanda, na segunda-feira, relatou o Kathmandu Post, citando o secretariado de Prachanda.

"Senhor Guo, após avaliar a situação do partido no poder e encorajar ambas as facções do PCN a buscar algum tipo de base comum para a unidade do partido, comunicarei a mensagem da liderança chinesa, incluindo a do presidente Xi Jinping, à liderança do PCN ”, O líder do PCN disse ao PTI.

A China investiu bilhões de dólares no desenvolvimento de infraestrutura do Nepal, nos últimos anos, por meio da Belt and Road Initiative de Pequim. Isso permitiu ao Partido Comunista Chinês exercer uma influência crescente na política nepalesa.

Via Breibart (traduzido)

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu