Nos últimos dias tivemos exemplos extremamente didáticos e um tanto ilustrativos sobre como a velha imprensa trabalha contra o Brasil, espalhando informações equivocadas ou deliberadamente falsas e, com isso, contaminando os brasileiros com caos e alarmismo.
Se você tem algum familiar, amigo ou conhecido que ainda se deixa envenenar por esse jogo, aceitando acriticamente tudo o que lê ou assiste na velha mídia, aproveite a oportunidade e exponha a ele esses dois exemplos de mentiras descaradas noticiadas como verdade.
(I) Vacinas da Índia: Toda a velha imprensa noticiou que o Brasil seria um dos últimos países a receber as doses da vacina de Oxford vindas da Índia. Durante dias, inventaram mentiras adicionais e criticaram o governo. Na prática, o Brasil foi o primeiro país do mundo a receber as doses da vacina — outros dois países que são praticamente protetorados indianos receberam uma doação antes, mas o Brasil foi o primeiro a receber o produto adquirido comercialmente.
(II) Insumos da China: A velha imprensa se uniu à oposição para espalhar a mentira de que havia impedimentos políticos para a obtenção de insumos para a produção de vacina, graças às posições do Presidente Jair Bolsonaro, do Ministro Ernesto Araújo e de outros membros do governo. Na prática, o Brasil foi um dos primeiros países do mundo a obter os insumos e até Rodrigo Maia, um dos líderes da oposição, teve que admitir que ouviu do embaixador chinês que não há nem nunca houve nenhum obstáculo político.
0 Comentários