China realiza exercício militar perto de Taiwan, enquanto Pelosi visita a Ásia




Depois que uma conta da mídia estatal chinesa tuitou uma ameaça de atirar no avião da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, do céu, os militares chineses começaram a realizar exercícios no mar perto de Taiwan usando artilharia real.

O Exército de Libertação Popular realizou seus “exercícios de tiro real” perto das ilhas Pingtan, na província de Fujian, informou a agência de notícias Xinhua.

Os navios foram avisados ​​para evitar a área pela Administração de Segurança Marítima, informou o Daily Mail .

Tais exercícios geralmente envolvem artilharia. O anúncio de uma frase não deu nenhuma indicação se o exercício de sábado também poderia incluir mísseis, aviões de combate ou outras armas.

Dois outros navios - identificados pelo observador marítimo do Vietnã Duan Dang como um destróier chinês Tipo 052D e uma fragata Tipo 054A - foram vistos a 27 km e 23 km do Estreito de Taiwan. Ambos estão armados com mísseis terra-ar.

Enquanto isso, a marinha chinesa estava realizando exercícios militares na costa sul, perto de Guangdong, após exercícios na província vizinha de Hainan.

Tudo é visto como uma demonstração de força para dissuadir Pelosi de visitar a ilha. Como líder do ramo legislativo co-igual do governo dos EUA, Joe Biden não tem autoridade para ordenar que ela abandone a visita.

Até mesmo o presidente Joe Biden disse na semana passada que o Pentágono não achou uma ideia sábia o presidente fazer a viagem a Taiwan.

“Bem, acho que os militares acham que não é uma boa ideia agora”, disse ele após ser questionado por um repórter. “Mas eu não sei qual é o status disso.”

Na sexta-feira, um comentarista da mídia estatal chinesa “Global Times” ameaçou que a China poderia atirar no avião de Pelosi, no céu, se ela visitar Taiwan.

“Se caças americanos escoltam o avião de Pelosi até Taiwan, é invasão. O Exército de Libertação Popular tem o direito de expulsar à força o avião de Pelosi e os caças dos EUA, incluindo disparar tiros de advertência e fazer movimentos táticos de obstrução. Se ineficaz, derrube-os”, disse Hu Xijin.

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, partiu na sexta-feira para uma turnê pela Ásia, embora permaneça incerto se ela vai parar em Taiwan, disse uma pessoa familiarizada com os planos.

A viagem de Pelosi inclui paradas no Japão, Coréia do Sul, Malásia e Cingapura – todos aliados dos EUA na região.

Pelosi está levando uma delegação de colegas legisladores na visita. Ela se recusou a responder às perguntas dos repórteres sobre seus planos, dizendo na quarta-feira em resposta a uma pergunta sobre uma possível visita a Taiwan: “Eu nunca falo sobre minha viagem. É um perigo para mim.”

Taiwan surgiu como um sério ponto de conflito entre os EUA e a China, já que as autoridades americanas temem uma ação chinesa mais iminente na ilha autônoma. Autoridades de segurança nacional trabalharam discretamente para convencer Pelosi dos riscos que sua potencial viagem a Taiwan poderia representar durante um momento altamente sensível.

Em um longo e sincero telefonema na quinta-feira, o presidente chinês Xi Jinping emitiu um aviso severo ao presidente Joe Biden sobre o assunto.

“A opinião pública não deve ser violada, e se você brincar com fogo você se queima. Espero que o lado dos EUA possa ver isso claramente”, disse ele ao presidente.

Este mês, o governo chinês reagiu com raiva à notícia de que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi (Partido Democrata, de esquerda, da 
Califórnia), viajará para Taiwan no próximo mês.

De acordo com uma reportagem do Financial Times, a escala de Pelosi em Taiwan será parte de uma viagem regional na Ásia que inclui visitas à Indonésia, Malásia e Cingapura, observou a Reuters .

“Se o lado dos EUA se apegar obstinadamente a esse curso, a China definitivamente tomará medidas resolutas e contundentes para defender firmemente sua soberania nacional e integridade territorial”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, em resposta.

“Os Estados Unidos devem ser totalmente responsáveis ​​por todas as consequências causadas por isso”, disse ele.

Via: conservativebrief.com

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu