O Fim do Wikipedia







No livro Foundation, do Isaac Asimov, que minha geração devorou, existia uma Enciclopédia Galática, onde todo conhecimento humano estava disponível em um único lugar. Todos nós vibramos com a criação do Wikipedia, que era o começo da Enciclopédia Galática.

A Wikipedia iria resolver outro grave problema.

Existe um fenômeno que poucos dão conta, que é a Cegueira Cultural. É semelhante à Cegueira Profissional, exemplo, por ser engenheiro você acaba não enxergando algumas coisas supostamente óbvias. Na área da ciência isso é extremamente comum, e perigoso.
Eu tenho uma explicação para a Crise de 1929, justamente por não ser americano, e não ter a cegueira cultural que eles têm.

A Crise de 1929 foi uma crise que acabou levando à Segunda Guerra Mundial, o surgimento do Keynesianismo, dívidas e inflação, um desastre. As explicações usuais são que a quebra da Bolsa, a redução da demanda, e dezenas de outras razões levaram a uma recessão de quase quatro anos.

Por ter uma cultura brasileira, eu fui direto olhar qual era o juro real imprimido pelo Banco Central na época. E não o juro nominal que a cultura americana e a brasileira adotam. Dito e feito, depois da quebra da Bolsa, que deveria ter sido de curto prazo, por um erro da época, o juro real (devido à deflação) subiu para 10%, 15%, e 10% novamente.
Bingo! Todos os Bancos ficaram em apuros e uns 30.000 quebraram.
Ou seja, a recessão de 1929 ocorreu por causa do aumento de juro real monstruoso que poderia ter sido evitado e não pelas "n" causas citadas.

Apesar de ter tido essa ideia uns 20 anos atrás, as chances de eu ter um artigo publicado no Journal of Economics eram zero. E mesmo se fosse publicado, a Cegueira Cultural teria abortado minha tese na hora.

É aí que entrou o Wikipedia.

Conseguiu colocar uma linha “o juro real subiu por 3 anos seguidos, quebrando 10.000 bancos por ano. O aumento inapropriado do juro real foi a verdadeira causa.” Apesar de ser uma única linha, um lado da Crise 1929 que nenhum economista americano havia postado estaria lá para a posteridade, mesmo sendo de um desconhecido brasileiro. Até hoje não acredito que essa explicação tão óbvia e simples, luminares como Keynes não tenham percebido, e um obscuro professor da USP, sim.

Mas, o Wikipedia poderia mudar tudo isso, mas não. De tempos para cá, a minha linha foi constantemente retirada, e hoje já me cansei de ficar lutando pela minha tese. Larry Sanger, o próprio criador do Wikipedia afirma que ele não é mais confiável. Os ativistas tomaram conta, como tomam conta de tudo que funciona na vida.

Por isso eu confio menos e menos naquilo que leio.

Um desastre civilizatório.

Stephen Kanitz

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu