Comunicação e engano deliberado




Se Bolsonaro Tivesse Calado A Boca
Muitos estão culpando o próprio Bolsonaro pelas besteiras que ele falou e que lhe custaram a eleição. Esquecem a ação deliberada da quinta coluna de jornalistas, que estavam em campanha eleitoral desde o primeiro dia, que é ilegal, para impedir sua reeleição.

Não entendo como vocês ainda assistem televisão e leem jornais.
Em 2002, quando eu era um colunista da Veja, o contador do Lula me convidou, com 3 empresários e 2 banqueiros, para uma longa reunião com Lula, candidato. 
O propósito foi mostrar os principais problemas da época e suas soluções. Me chamou a atenção que os 3 empresários que falaram antes se restringiram aos problemas de suas empresas e de seu setores, e só.

O capitalismo do compadrio.

“Sobrou para mim”, pensei na hora.

Fiz meu diagnóstico, e concentrei na quebra da Previdência, que já drenava 18% das receitas da união, e da necessidade de resolvê-la já no primeiro ano de mandato. ( Hoje é 48%). Quando nossa demografia ainda estava favorável, com o bônus demográfico. Tivemos que esperar 17 anos com Bolsonaro.


No final, Lula agradeceu as nossas contribuições, e finalizou.
“Pelo que o Kanitz apontou, ainda bem que já estou aposentado, portanto já garanti o meu”. Se eu fosse como a maioria dos jornalistas, essa frase viraria capa, mostrando como Lula só pensa e si. O que não era verdade.


Fica claro que o Lula estava fazendo uma piada, mesmo que tenha um pouco de verdade, mas ele queria fazer nos rir, estava sendo simpático. Por isso nem pensei em publicar, e estou publicando hoje enfatizando que era uma piada, e tinha certeza que ele iria pensar no assunto.


Muitas das gafes do Bolsonaro, foram fim de frases, onde ele solta uma piada de mal gosto, achando que ele iria nos agradar.
Outras foram distorções deliberadas, o IR do Bolsonaro revela 4 apartamentos e não 51. Essa mentira na minha opinião foi que elegeu o Lula e não Bolsonaro.


Minha visão da função de jornalista é justamente o contrário. Ajudar o Governo a se comunicar, que não é a especialidade dele, nem obrigação; essa obrigação de divulgar conquistas do governo Bolsonaro é nossa, não do seu assessor de imprensa.

Afinal, eu conheço o perfil do meu leitor melhor que Bolsonaro.
Fernando Henrique Cardoso acusa a imprensa de “especialistas do deslize”. “Se eu tropeçar ao anunciar a cura da AIDS pela USP, a manchete será FHC tropeça em evento”

Foi isso que nossa imprensa anti democrática fez 4 anos a fio.
Acho que fui o único a listar , de tempos em tempos, as grandes conquistas desse governo, muito mais numerosas de qualquer outro que eu conheço. Isso me fez parecer um bolsonarista convicto, mas minha missão foi ajudar um governo despreparado a se comunicar
.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu