Metacapitalistas e o controle humano






Elon Musk revela que ajudou a criar a OpenAI (ChatGPT) depois de descobrir o que Larry Page do Google queria alcançar com a Inteligência Artificial

Elon Musk deu uma entrevista de mais de hora para Tucker Carlson. Entre várias revelações, ele disse que resolveu criar a empresa de tecnologia OpenAI, que está revolucionando o mercado com o seu ChatGPT.

Segundo Musk, ele tomou a decisão de ajudar na criação da OpenAI depois de conversar com Larry Page, seu amigo à época, sobre os riscos oferecidos pela Inteligência Artificial. Page surpreendeu Musk ao revelar que não enxergava risco algum. Quando Musk rebateu, dizendo que a AI oferecia um risco à humanidade, Page retrucou afirmando que ele estaria sendo "especista", ou seja, deixando claro que ele não via a eliminação da raça humana como um problema, sugerindo que a criação de um "deus digital" seria a próxima etapa da evolução humana.

A revelação é muito preocupante.

O Google é uma das empresas mais poderosas do mundo, mantendo um domínio esmagador no mercado de buscadores (92% de share). Além disso, a empresa roda o seu sistema operacional na maioria dos smartphones (72%).

Além de coletar centenas de informações de cada usuário, a empresa controla, na prática, o fluxo de informações que as pessoas recebem. Em outras palavras, há um poder quase ilimitado de controle sobre toda a sociedade.

Agora, ficamos sabendo que um dos fundadores da empresa não se enxerga apenas como um deus, mas acredita na possibilidade de CRIAR DEUS. Eis um passo acima na escala de narcisismo.

O problema é que Page não representa um caso isolado. Boa parte do grupo de bilionários que amealhou a sua fortuna com o crescimento exponencial das gigantes de tecnologia das últimas décadas coloca-se numa posição de juiz da verdade e definidor do futuro da humanidade. É só observar Bill Gates se metendo em assuntos dos mais variados, como políticas sanitárias e riscos ambientais, forçando medidas com profundo impacto na vida de cada ser humano.

Muita gente pergunta por que pessoas como Page, que ficaram bilionárias e alcançaram um nível de sucesso inimaginável num ambiente de livre mercado e de governo limitado acabam abraçando toda a agenda esquerdista.

Ora, a resposta é óbvia: em primeiro lugar, ele já chegou lá, e a última coisa que um bilionário com domínio sobre certo mercado quer é a concorrência oferecida pelo livre mercado. Em segundo lugar, depois de ficar rico além da capacidade de imaginação da maioria das pessoas, o objetivo passou a ser buscar o máximo PODER, o que só pode ser alcançado através de um arranjo político que centraliza decisões. O sistema que oferece o controle praticamente ilimitado do Estado sobre a sociedade é o socialismo. Hoje, há uma clara simbiose entre o governo americano e essas grandes empresas de tecnologia.

Quando o desejo pragmático pelo controle da sociedade se une a uma visão materialista, temos a combinação que produziu os maiores desastres humanitários da história. Larry Page, co-fundador do Google, se une aos maiores sanguinários da história. A única diferença é que Lenins, Stalins e Maos do passado enxergavam a possibilidade de seres humanos iluminados (eles mesmos) construindo um mundo mais justo, mesmo que para isso fosse necessário eliminar boa parte da população. Segundo algumas estimativas, o regime comunista de Pol Pot, por exemplo, chegou ao ponto de exterminar 25% da população do Camboja. Ele justificava as mortes afirmando que tais pessoas eram "inimigas do povo".

Larry Page vai além na sua visão diabólica de futuro, acreditando que TODOS os seres humanos seriam descartáveis, substituídos por máquinas criadas pelo próprio Page.

Retomando o relato de Musk, foi essa visão que fez ele buscar a criação da OpenAI, que inicialmente seria uma organização sem fins lucrativos, uma plataforma de desenvolvimento aberta e transparente, para que as pessoas pudessem saber exatamente como a Inteligência Artificial estaria sendo treinada.

Musk afirma que a decisão rendeu o fim da amizade com Page. O fato é que o Google controlava essa tecnologia, até o surgimento da OpenAI. Infelizmente, segundo Musk, a OpenAI abandonou a promessa inicial de ser uma empresa transparente, e hoje na prática é controlada pela Microsoft, outro gigante de tecnologia.

O maior receio de Musk é que essa ferramenta seja utilizada para controle social, já que teria a capacidade sem precedentes de avaliar e manipular o ser humano.

Para quem utiliza o ChatGPT, como eu, fica evidente o viés de esquerda da ferramenta. Recentemente publiquei um vídeo mostrando como a ferramenta estava defendendo o comunismo, contrariando o fato de ser uma ideologia política totalitária e assassina.

Na entrevista, Musk disse que o ChatGPT está sendo treinado para mentir e manipular o público, sugerindo que buscará criar uma terceira via para o desenvolvimento da ferramenta.

A luta pelo poder sempre foi uma característica humana desde o começo dos tempos. Stanley Kubrick capturou muito bem essa realidade, naquela memorável cena inicial do "2001 - Uma Odisseia no Espaço". No mesmo filme, é exatamente uma inteligência artificial que passa a controlar os seres humanos.

O problema é que hoje há os meios possíveis para controlar cada ser humano através de ferramentas desenvolvidas nos últimos anos. Mais do que isso, o planejamento central, antes o calcanhar de Aquiles de qualquer sistema socialista, passa a ser não só uma possibilidade, como algo mais eficiente em algumas aplicações, justamente por conta da capacidade de processamento e tomada de decisão por sistemas inteligentes.

Tenho menos receio de alguma ferramenta de AI desenvolver consciência e buscar nos eliminar, como no clássico "Battlestar Galactica", ou no mais conhecido "Exterminador do Futuro". O risco maior é alguém utilizar a tecnologia existente para escravizar o resto da humanidade. Na verdade, isso já está em curso.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu