Sobre o último Indiana Jones

 








Fui ao cinema assistir "Indiana Jones e A Relíquia do Destino" e acabei vendo outro filme: "INDIANA JONES E A MALDIÇÃO DA MUIÉ".

O filme é isso: uma obra pensada para DESTRUIR o Indiana Jones e elevar a personagem Helena, a feminista que é a PROTAGONISTA da obra. Uma ladra que vive de roubos e que deixa o Indiana sozinho para morrer e ser acusado de assassinato.

Um dos maiores heróis da mitologia moderna, o Indiana virou um velho ferrado, fraco, enganado até por um menino de rua, apanha de mulher, não consegue mais fazer nada e reclama da coluna.

Talvez alcoólatra, em um emprego que odeia e cujas aulas não atraem mais ninguém (ao contrário de todos os outros filmes, onde ele encantava as alunas e era admirado pelos alunos, desta vez ninguém se importa com ele).

Além disso, ele destruiu seu casamento, perdeu o filho e toma lição de moral de feminista o FILME TODO.

Ela é muito melhor que ele na ação, na teoria, sabe mais línguas, todo enigma ela resolve na hora, com falas o tempo todo se gabando de ser competente, independente e bonita (e nem bonita a atriz é, ou ao menos engraçada, carismática... nada disso).

Tem uma cena logo após a morte de um personagem, 30 segundos depois ela já tá se gabando. E então Indiana precisa pedir respeito, pois acabou de perder um amigo (que estava ajudando a missão deles). Isso tudo em um roteiro pensado para que você SIMPATIZE com ela.

Ah, para ajudar ainda mais, a sujeita ganha a vida ROUBANDO E VENDENDO itens históricos, fazendo o que a franquia sempre mostrou ser errado. Chega ao cúmulo de até nazistas serem mais respeitosos que ela em relação a artefatos históricos.

E ela chega a armar uma cilada para deixar o Indiana morrer e ainda levar a culpa por assassinatos que ele não cometeu. Mas logo depois disso, ele vai para a Europa para ajudá-la (o que não faz o menor sentido, além de ser uma atrocidade).

Por falar nisso, existe um diálogo que reproduz o que os fãs acham. Um personagem diz que "infelizmente, homens de verdade saíram de moda". Só que quem fala isso? O vilão NAZISTA. Ou seja, a Disney imputa uma reclamação dos espectadores a um monstro...

E ainda temos outra personagem nada a ver, a feminista que lidera a equipe da CIA em plenos anos 60, totalmente fora da realidade.

O final tem o Indiana todo machucado, capturado por nazistas, apenas para não fazer NADA e ser salvo pela protagonista, que consegue subir em um avião em pleno voo usando uma moto.

Aí eles voltam no passado, ficam cinco minutos na Roma antiga e ela resolve que é hora de voltar. Então, dá um soco para desacordar o Indiana e volta ao presente levando ele consigo. Sim, ele não tem poder nenhum, palavra nenhuma, é um boneco na mão da feminista.

Não tem UMA cena memorável sequer, algo que te surpreenda, que fique na sua lembrança. Perto desse filme, "Caveira de Cristal" é muito melhor do que se achava.

E olha que tem muita coisa que foi regravada. Na versão de testes, pelo que vazou o Indiana morreria para salvar a empoderada, que tomaria oficialmente seu lugar. E muitas outras cenas foram refeitas, pois a repercussão.

Os efeitos são melhores que do filme anterior, obviamente, mas ainda tem muita cena falsa, onde você vê claramente que não é o Harrison Ford.

Não contando com o Spielberg, esse novo Indiana Jones é um soco na cara dos fãs da franquia. Destrói a história do personagem (que tinha se encerrado de maneira ótima tanto em "A Última Cruzada" quanto em "Caveira de Cristal"). Tudo é destruído, para mostrar que o homem branco corajoso e de valores virou peça de museu.

Quando você vai em um velório, tem momentos que até ri, lembrando de coisas que viveu com a pessoa. Até ri, de nervoso, quando sai tomar um ar. Mas na maior parte do tempo você tá ali, com um caixão te mostrando que seu ente querido morreu.

E não é a primeira vez: a Kathleen Kennedy (produtora) fez o mesmo em Star Wars, destruindo Han Solo e Luke Skywalker para trocá-los por jovens empoderadas. E isso vai longe, em outros produtos da Lucasfilm, tipo Willow. Sempre o mesmo método.

Um nojo, decepcionante demais. O prejuízo de centenas de milhões na bilheteria será pouco perto do que a Disney merece.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu