NUMERAL



O numeral é a palavra que determina quantidade de seres.

Classificação: podem ser cardinais, ordinais, multiplicativos e fracionários.

1. Os cardinais indicam o número do seres: um, dez, vinte e cinco...
Ex.: “Cinquenta anos pelo São Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinqüenta anos gastos sem objetivo.” (Graciliano Ramos)

2. Os ordinais indicam a ordem dos seres em determinada série: primeiro, segundo, décimo...
Ex.: “Naquele segundo ano houve dificuldades medonhas.” (Graciliano Ramos)

3. Os multiplicativos determinam a multiplicação dos números: dobro, triplo, quíntuplo, sêxtuplo, óctuplo, nônuplo, décuplo.
Ex.: “O lavor da família valerá o dobro do trabalho salariado do que paga o rico.” (Alexandre Herculano)

4. Os fracionários indicam fração, divisão: meio, metade, terço, quinto, doze avos...
Ex.: “Hoje, o teu quinto giro estás fazendo.” (Bocage)

Morfossintaxe do numeral:

Os numerais têm as seguintes funções sintáticas:
a) adjunto adnominal, como palavra adjetiva: As duas crianças cantavam e dançavam. Os primeiros colocados serão favorecidos.
b) Como numeral substantivo, isto é, empregado no lugar do nome, exercerá as funções próprias ao substantivo: sujeito, objeto, predicativo, agente da passiva: “Éramos seis.” (predicativo) (Leandro Dupré) A resposta foi dada por ambos. (agente da passiva) O 33 é meu número favorito. (sujeito) Jogou e acertou o 27. (objeto)

Particularidades ao empregar o numeral:

a) Pode ocorrer, eventualmente, o emprego do cardinal como expressão superlativa:
Ex.: Naquela festa, abraços mil.
b) Ambos (ambas) – este numeral refere-se a dois seres. Chama-se dual.
c) O ordinal deve ser empregado quando se faz referência ao primeiro dia do mês:
Ex.: São Lourenço da Mata, 1º de junho...
d) Na nomenclatura de papas, reis, séculos e capítulos usa-se o ordinal até o décimo; daí por diante, mantém-se o emprego do ordinal se o numeral vier anteposto ao substantivo; se posposto, emprega-se o cardinal:
Exemplos: Pedro I (primeiro) – ordinal até 10º. Pio XII (doze) – cardinal – posposto ao substantivo. Nessas referências o ordinal e o cardinal são frequentemente representados pelos algarismos romanos. O vigésimo século (ordinal). O sexto capítulo (ordinal). Estes antepostos ao substantivo.
e) Na linguagem forense, encontramos a expressão “a folhas oito”. É o uso do plural pelo singular (sinédoque), pois o texto não se refere às informações das folhas antecedentes, mas somente às indicações da folha numerada “8”, ou seja, à folha oitava. Trata-se de um fato de linguagem de grupo social, e não da linguagem comum.
f) O sistema de numeração, em algarismos romanos, resulta da contagem dos dedos da mão. O latim refletia bem esse processo, pois, através dos ideogramas, representava os números de um a dez. Assim o ideograma identificador do numeral cinco é o contorno da mão aberta: V. O número dez é o resultado de cinco mais cinco, os dois sobrepostos: X.

Curiosidades:
a) Quando chegarmos a 2020 deveremos dizer anos vintes (sim, com s). Raciocínio simplório – Quantos anos há nos anos vintes? Resposta: (1921, 1922, 1923...) um, dois, três... Isto é plural! Raciocínio gramatical – O numeral pode ser substantivo (quando fica no lugar do substantivo) e adjetivo (quando acompanha o substantivo e de certa forma modifica-o). Neste caso, o numeral adjetivo varia de acordo com o substantivo em gênero e número. Ex.: Os anos trintas. (substantivo no plural, numeral no plural. Obs.: a década de vinte. (singular porque década mesmo indicando dez está no singular)
b) Hum mil (será o dinheiro que pensa?) - isto é arcaísmo. Não há nem hum, nem um mil. Alguns dizem que é para que ninguém ponha no cheque dois, três mil. Isto não cola, pois, se pensarmos simploriamente é só colocar o numeral mil bem pertinho do início da linha do cheque, se assim lhe convier. No entanto a explicação para o não uso é outra: mil é um numeral no plural que dá ideia de plural, um, é singular. Não combinam. Bilhão, trilhão, etc., embora deem ideia de plural estão no singular, pertencem ao singular.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu