Cognitive psychologists tend to see second language acquisition as the building up of knowledge systems that can eventually be called on automatically for speaking and understanding. At first, learners have to pay attention to any aspect of the language which they are trying to understand or produce. It is assumed that there is a limit to the amount of information a human can pay attention to at one time. Thus, for example, a learner at the earliest stages of second language learning will probably pay attention to the main words in a message and not be able to also notice the grammatical morphemes which are attached to some of those words. Gradually, through experience and practice, learners become able to use certain parts of their knowledge so quickly and automatically that they are not even aware that they are doing it. This frees them to focus on other aspects of the language which, in turn, gradually become automatic. Note that, in this context, "practice" is not seen as something mechanical, but as something which involves effort on the part of the learner,
Lightbown & Spada. How Languages are Leamed. Oxford University Press, 1999, p. 41.
1º) A denominação "psicólogos cognitivos", no início do texto. Refere-se provavelmente a psicólogos que:
a) são conhecedores do ensino de línguas maternas.
b) tendem a conhecer uma segunda língua.
c) pertencem a uma linha de estudos lingüísticos.
d) seguem um dos ramos da psicologia.
e) adotam a psicologia para ensinar línguas estrangeiras.
2º) Segundo o texto, se alguém quiser aprender uma segunda língua:
a) em primeiro lugar deve estar atento a tudo o que se relaciona com esta língua.
b) deve ser atencioso e tentar entender ou reproduzir esta língua.
c) tem finalmente que prestar atenção ao que consegue entender e produzir nesta língua.
d) primeiramente deve prestar atenção à fala e à compreensão.
e) tem, antes de tudo, que ser atencioso quanto à compreensão do que ouve.
3º) Segundo o texto, a aquisição de uma segunda língua:
a) depende dos conhecimentos do aluno em sua língua-mãe.
b) deve começar pela gramática associada ao vocabulário.
c) é feita de forma gradativa a partir das palavras principais de uma mensagem.
d) parte de uma estrutura gramatical em torno da qual o vocabulário é ampliado.
e) depende da automação entre a prática, a experiência e a teoria.
4º) O texto aborda basicamente a aquisição de uma segunda língua em termos de:
a) produção de texto
b) comunicação oral
c) escrita
d) leitura
e) gramática
5º) A "prática" a que o texto se refere quanto à aquisição de uma segunda língua tem a ver com:
a) os aspectos mecânicos da língua.
b) a atenção dada aos aspectos principais da língua.
c) a predisposição do interessado em decorar mecanicamente.
d) o esforço empregado pelo interessado.
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