Nem tão alienígena assim, a "área 51" está sendo visitada:


Denominada assim pela revista Veja da semana passada, a Arena Pernambuco está em São Lourenço fisicamente, mas com sua acessibilidade ao município comprometida, ao menos na ligação Penedo - Estádio. Estive há dois dias no local do campo, não por São Lourenço, mas por Camaragibe e fui a pé, desde a estação Cosme e Damião até a Arena. A estrada está perfeitamente construída nos poucos quilômetros do ramal ao local dos jogos. Pessoas, famílias, curiosos indo e vindo, tirando fotos e até passando um bom tempo nas proximidades. A Arena Pernambuco virou atração turística, curiosamente em uma cidade que tem atrativos (São Lourenço), só não foram competentemente levantados, organizados e apresentados. Turismo histórico, religioso, hidrológico e verde. É pouco?
Se tentasse chegar ao estádio pela BR 408 teria que utilizar ônibus e / ou carro particular, o que não seria difícil, porém desestimulante do ponto de vista apreciação da ciclovia, estrada, calçada, verde, ponte, acesso, etc.
Ainda a reportagem aponta que a população não acordou para o grande evento. Para que isso aconteça, (supondo que o povo vai aderir, mesmo em face aos grandes protestos que também questionam a Copa e seus gastos) seria preciso uma campanha do tipo: "ame São Lourenço", "A Copa é nossa", etc., partindo da própria cidade, a começar pelo executivo, em especial a secretaria de turismo, contagiando o comércio, dando-lhe sugestões e facilitando a visualização disso - a Copa: cores, línguas, entre outros aspectos, além do turismo já mencionado; implementando (Secretaria de imprensa) via rádio e imprensa televisiva, escrita não só local, mas também na capital, mostrando onde é virtual e real a Cidade da Copa; melhorar (secretaria de obras), relocar, organizar o centro em calçada, comércio, pessoas. Há mais a ser feito. Ensinar padre nosso a vigário? Não! Relembrar as responsabilidades, sim! Elas começam pelo poderes constituídos na Capital Nacional do Pau Brasil (sim, existe também este adjetivo), e não só por eles. São os que foram postos para pensar e fazer na sociedade são-lourencense que devem capitanear e concatenar os processos.
O título da postagem é aplicável em parte. Para quem mora em Camaragibe está bem acessível. Precisa estar melhor acessível à São Lourenço da Mata. O sentido de pertencimento à Arena não deve ser criado da iniciativa particular, é um sentimento partilhado e bem construído por todos.


Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu