Quem foi esse velho?


Na obra épica Os Lusíadas, Camões escreve de forma poética a saga dos portugueses em atravessar os mares, no caminho à Índia e suas especiarias. Lida forma moderna a aventura apresenta a capacidade de superação em meio a qualquer dificuldade. Escrita no século XVI, Luis Vaz de Camões queria exaltar a alma lusa, explicar de maneira narrativa a viagem de Vasco da Gama às Índias e as peripécias para conseguir seu intento.  Na saída da armada, aparece o tal velho que estava entre a multidão que se despedia próximo à Torre de Belém. Este episódio do Velho do Restelo (localidade portuguesa) está nas estrofes 94 a 104. Ele representa a contestação da época contra as aventuras dos descobrimentos. Houve os que pensaram ser puro orgulho e simplesmente suicídio navegar a partes distantes do mundo; uma perda de recursos e homens.
O episódio ficou marcado até hoje entre os portugueses. A expressão passou a significar o conservadorismo, o mau agouro, a má-vontade e a falta de espírito de aventura, diante de projetos originais que necessitem de alguma ousadia e gastos de recursos.
Dilma citou a frase na quarta-feira, 12 de junho, na cerimônia anunciando crédito para a compra de móveis e eletrodomésticos aos beneficiários do Minha Casa, Minha Vida. Dilma quis mandar um recado à oposição, que tem atacado a alta de preços na tentativa de desconstruir o governo.

Se pensarmos tal qual a obra camoniana, ainda falta concluir a viagem, que pode não ter o mesmo destino grandioso do Canto literário. Não serei mas um velho do Restelo, mas também não serei ingênuo com a situação econômica.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. No Brasil contemporâneo está sendo executada a política da Roma Antiga - circo e pão; a diferença (além do tempo) é que aqui é moeda de troca para compra velada de votos; para se perpetuar no Poder se faz qualquer negócio, mesmo que seja para comprar a consciência nacional, reforçado com a imposição do voto obrigatório, outra agressão à democracia.

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)

Close Menu