Militonto:

O epíteto militonto jamais serve para ofender alguém. É meramente descritivo. Sugerir que eu usaria uma palavra tão sutil como essa para insultar, é me julgar ingênuo, fraco ou boboca demais. Meu repertório de insultos não inclui tal verbete. Ele é utilizado exclusivamente para descrever um tipo de indivíduo que desconhece a profundidade e as implicações reais – não nominais – do movimento pelo qual milita. É certamente algo muito parecido com o "idiota útil", mas com uma sutil diferença: o idiota útil crê num ideal belo e falso, em nome do qual trabalha idiota e cegamente, desconhecendo-o por completo e pode ser dissuadido com algum esforço, mediante um contato duro com a realidade e a exposição da verdade por trás do ideal. Eu, por exemplo, já fui um deles.

Já o militonto conhece, em certa medida, algumas verdades do movimento pelo qual milita sem, porém, apreender o sentido mais amplo para o qual ele caminha e pelo qual vive. Dissuadi-lo, contudo, é muito mais difícil, pois há algum elemento de verdade no qual ele se apega e em nome do qual ele ferirá sua própria consciência vez após vez, ainda que perante o erro, a fim de persistir em sua luta e não ter de admitir para Deus, para si mesmo e para seus pares que é um completo tonto, um militonto. No primeiro há um comprometimento emocional e no último um compromisso intelectual e espiritual. Resumindo: o militonto é o idiota útil atualizado e promovido.




Bernardo pires Kuster

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu