A metalinguística da Comunicação - A quem serve seu meio?

A quase totalidade da grande mídia, não só internacional, mas também tupiniquim é sustentada, apoiada, composta de maioria à esquerda, então, é preciso ampliar muito a procura por outras fontes de informação. Se não fizermos isso, seremos levados ao erro, diariamente, e serviremos de chacota pela incompetência e desinformação que absorvemos destes meios, vez após vez desmascarados, porém é difícil essa perspectiva chegar ao leitor medíocre (aproveite o remédio, aqui), aquele que está, segundo expressão que li, escrita pelo Flavio Morgenstern, na "Retardosfera". Um ambiente comunicativo limitadíssimo e errôneo, de caso pensado.

Anteontem, um conhecido que circula nos meios políticos locais ao perguntar sobre a possibilidade de irmos (Eu, Fausto e Arinaldo) à Matriz da Luz, a fim de verificar um problema real e justo, de repente parou e arrematou: "Isso se já não tiverem conversado com vocês". Eu olhei de uma maneira condescendente e respondi: "Fulano, ainda que houvessem 'conversado', eu faria a matéria do mesmo jeito, pois é assunto real, justo, verdadeiro e ajudará a despertar para a solução".

Na cabeça desse interlocutor, há uma decisão informativa no município que se compromete com pautas ao sabor das finanças, ainda que sejam irreais, exageradas, futriqueiras. Como já escrevi, tratei com indulgência meu conhecido. Por que ele pensa assim? Convivência? Comprovação?
Tenho amigos que por estarem profundamente envoltos em um ambiente político-pernicioso, creem não haver pessoas que ajam por outro propósito que não a vilania, a amoralidade, sejam incapazes de agir além da ética comum, um escrito neste blog, acima, à direita para quem o acessa.

Continuando a conversa, disse mais ao Fulano: "Como tenho feito (é uma prática daqui, desde sempre) nas vezes anteriores deste blog, referente às notícias, permanecerei no mesmo intento, afinal não tenho outro propósito que não seja a confiança do leitor, mesmo que não ele goste do que vê, mas que seja assim aos que digitam esse endereço para saber das novidades.

Em havendo tempo, condições, relevância, serviremos à verdade.

Ainda sobre essa fissura por uma "agremiação colorida", lembro-me de, quando me foi dito por outra pessoa que ela escolhia um lado, eu respondi: "EU escolhi bem informar, estando ou não em um 'lado', caprichoso ou garantido.

P.S.: Não nomeei meus dois interlocutores a fim de que não sejam perturbados nas ruas, já que são frequentes nelas.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu