Generalidades Notícias, número 11:

Mundo
Primeiro-ministro romeno renuncia após perder apoio do próprio partidoO primeiro-ministro da Romênia, Mihai Tudose, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira após perder o apoio do seu próprio partido, o social-democrata PSD.

"Vou ao Palácio Victoria (sede do governo) para recolher minhas coisas ali", declarou o premiê à imprensa ao sair de uma reunião do comitê executivo do PSD.
Boko Haram mostra menina de Chibok em vídeo dizendo que não voltará para casa
O grupo jihadista nigeriano Boko Haram divulgou nesta segunda-feira um vídeo no qual mostra 14 mulheres que afirmam ser algumas das mais de 200 estudantes sequestradas em Chibok em 2014 e uma delas diz que não vai voltar para casa, segundo informou a imprensa local.

"Somos as meninas de Chibok que tanto suplicam para voltar para casa. Pela graça de Alá, não vamos voltar", diz uma das mulheres, com o rosto tampado por um véu.

A suposta vítima, que não teve a identidade confirmada, diz estar casada com um dos líderes do grupo terrorista, Abubakar Shekau.

"Vivemos bem. Ele nos dá tudo o que necessitamos. Não falta nada", disse a menina segundo o relato divulgado no jornal nigeriano "The Vanguard".

Ao fundo do vídeo está um grupo de mulheres que veste véu islâmico e alguma delas seguram um bebê.

O Boko Haram sequestrou 276 estudantes de uma escola da localidade nigeriana de Chibok (nordeste) em 14 de abril de 2014.

Acredita-se que 112 estudantes de Chibok permanecem sequestradas, apesar de algumas terem escapado ou terem sido libertadas.

No total, 58 meninas fugiram pouco tempo depois que o grupo terrorista libertou 21 delas em outubro de 2016, graças às negociações do Governo do país auspiciadas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e o Governo suíço.

Um segundo grupo de 82 meninas também foi libertado em maio, e no começo deste ano o Exército da Nigéria assegurou que tinha recuperado outra estudante em Pulka (nordeste).

As meninas de Chibok ganharam atenção internacional graças à campanha sob a lema "Bring back our girls" ("Devolvam nossas meninas").

Brasil
Brasil está entre os países que mais pediram ingressos
Como era de se esperar, vem da Rússia, país sede da Copa, o maior número de solicitações de ingressos

De acordo com comunicado emitido nesta segunda-feira (15) pela Fifa, 3.141.163 ingressos para a Copa do Mundo de 2018 já foram solicitados desde a abertura da atual janela de vendas, que vai até dia 31 de janeiro. O Brasil está entre os países com mais pedidos.

Como era de se esperar, vem da Rússia, país sede da Copa, o maior número de solicitações de ingressos. Alemanha, Argentina, México, Brasil, Peru, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Polônia e China são as dez nações estrangeiras que mais pediram entradas para os jogos. A demanda internacional representa 38% da demanda total.

Os ingressos continuam à venda por meio do site oficial da Fifa até dia 31 de janeiro -a janela foi aberta dia 5 de janeiro. É possível pedir entradas individuais para todos os jogos, com exceção da abertura da Copa e da final, além de ser pedido comprar um pacote de partidas em um determinado estádio ou de uma determinada seleção.

Se o número de solicitações for maior do que o de ingressos disponíveis, será realizado um sorteio para decidir quem fica com as entradas. Neste caso, o resultado será divulgado dia 12 de março.

Temer e Segovia trataram de segurança em reunião, diz PlanaltoAuxiliares do emedebista negam que ele e o diretor da PF tenham falado do depoimento de Rodrigo Janot à PF ou de respostas do presidente em inquérito

O presidente Michel Temer (MDB) e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segovia, conversaram na manhã desta segunda-feira sobre “segurança pública e segurança nas fronteiras”, segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. Na conversa, Temer e Segovia trataram ainda sobre a possível criação de uma polícia federal fardada.

Auxiliares do presidente negam que os dois tenham abordado o depoimento do ex-procurador geral da República Rodrigo Janot à PF, nesta segunda-feira, em um inquérito que apura irregularidades no processo de delação premiada de executivos do Grupo J&F. Interlocutores do Planalto dizem também que não foram tratadas na conversa as repostas para as 50 perguntas encaminhadas ao presidente pela PF, no âmbito de uma investigação aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre um suposto esquema de corrupção no Porto de Santos.

Janot é ouvido pela PF sobre JBS, mas não fala sobre depoimentoEx-procurador é ouvido em seu gabinete em inquérito que apura as negociações para o acordo de colaboração premiada com executivos ligados à JBS
O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot foi ouvido nesta segunda-feira pela Polícia Federal na condição de testemunha no inquérito que apura possíveis irregularidades nas negociações do acordo de colaboração premiada dos executivos do grupo J&F, dono da JBS.

Atualmente Janot é subprocurador da República. A oitiva foi realizada em seu gabinete, no prédio da Procuradoria-Geral da República, e foi conduzida pelo delegado Cleyber Malta, do grupo da PF de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). Janot confirmou que foi ouvido, mas não falou sobre o conteúdo do depoimento. O ex-PGR foi responsável pela negociação e assinatura do contestado acordo de colaboração premiada, que livrou de punição os ex-executivos do grupo J&F.

Em setembro, em uma reviravolta no caso, Janot anunciou a a abertura de uma investigação para apurar se os delatores teriam omitido informações do acordo e as citações a ministros do STF em um áudio com uma conversa entre o empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, e o diretor de relações institucionais da empresa, Ricardo Saud. “Áudios com conteúdo grave, eu diria gravíssimo, foram obtidos pelo Ministério Público Federal”, disse Janot durante entrevista à época.

A apuração foi aberta após pedido da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, e já foi parcialmente concluída. Um dos investigados é o ex-procurador Marcello Miller, suspeito de atuar para a JBS enquanto ainda era integrante do MPF.

Pernambuco
Pernambuco registrou 5,4 mil homicídios em 2017
Soma foi atingida com consolidação dos dados de dezembro, mês em que 394 assassinatos foram contabilizados

Pernambuco registrou 5.427 assassinatos em 2017, o que fez do ano passado o mais violento desde que o número de crimes desse tipo passou a ser contabilizado pelo DataSUS, em 1979, e pela Secretaria de Defesa Social (SDS), em 2004. A soma foi atingida com a consolidação dos dados de dezembro, divulgados nesta segunda-feira (15) pela SDS. No mês passado, foram contabilizados 394 homicídios, segundo menor número do ano e, na visão da secretaria, um indicativo do viés de queda desse tipo de delito.

A cúpula da segurança pública recorreu ao comparativo entre as duas metades do ano para analisar os dados e argumentar sobre a tendência de redução, a despeito de o número absoluto ser o pior do Pacto pela Vida, criado em 2007. Segundo o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, houve 2.875 mortes no primeiro semestre, ante 2.552 registradas no segundo. Ou seja, houve 323 vítimas a menos nos últimos seis meses do ano.

“Fizemos esse estudo comparativo entre os semestres para demonstrar que há uma tendência, e trabalhamos por resultados mais significativos em 2018”, avaliou Pádua.

Ainda segundo a SDS, os latrocínios caíram de 143 para 107 casos (-25,2%) no comparativo entre os semestres, e a taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) por 100 mil habitantes teve uma redução de 11,7% (de 30,31 para 26,75). A SDS também optou por destacar a redução do número de dezembro em relação aos de novembro de 2017 (458, -13,9%) e dezembro de 2016 (472, -16,5%).

A secretaria também ressaltou a prisão de 2.249 homicidas ao longo do ano, além da realização de 90 operações Força no Foco voltadas à detenção de assassinos e grupos de extermínio. A SDS ainda informou que o tráfico de drogas, acertos de contas e outras atividades criminais estão relacionados a 53,3% das mortes violentas, seguidos de conflitos na comunidade (15,5%), latrocínio (5,1%), excludente de ilicitude (4,1%), conflitos afetivos ou familiares (4,1%), outras motivações (1,9%) e feminicídio (1,5%). Em 48,4% dos casos, as vítimas também tinham passagem pelo sistema de justiça criminal.

Roubos e furtos
Dezembro de 2017 teve o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) dos últimos dois anos e foi o quinto mês com queda consecutiva, com 7.864 registros, o que, na visão da SDS, ratifica “a redução da criminalidade no segundo semestre em relação aos primeiros seis meses do ano passado”. De julho a dezembro, foram 56.057 roubos e extorsões.

Os roubos a ônibus também caíram no comparativo entre os semestres. No segundo, foram 282 casos a menos (-33,4%). Em dezembro, foram 79 assaltos a coletivos. Já os furtos a bancos e carros-fortes tiveram uma redução de 77,6%, e os roubos, de 64,3%, no comparativo com 2016. Dezembro teve quatro casos, o segundo menor número entre os meses de 2017.

“Em 2017, as polícias de Pernambuco efetuaram a prisão de 297 assaltantes de transporte coletivo e outros 105 que investiram contra instituições financeiras e carros-fortes. As operações de repressão qualificada, igualmente, têm papel fundamental na redução dos índices de criminalidade”, ressaltou o secretário Antônio de Pádua, destacando que, em 2018, mais 1.322 policiais militares que estão se formando passarão a atuar nas ruas.

Por fim, a SDS destacou que 1.007 celulares foram devolvidos a seus proprietários com ajuda do Alerta Celular. O programa propõe que os cidadãos façam o cadastro de seu telefone no site da secretaria para facilitar a localização do dono após a recuperação de celulares roubados.

Mulher
Em dezembro, foram registrados 148 casos de estupros, o segundo menor número do ano. Em 2017, houve 2.134 vítimas, 8,7% a menos que em 2016 (2.311). Já os crimes de violência doméstica e familiar subiram 4,3% (33.188) em relação ao ano anterior (31.466).

MPPE deve se posicionar sobre realização do Guaiamum Treloso Rural até quarta
A produção do evento reforçou que tudo será feito de acordo com as licenças e autorizações previstas na legislação

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deverá se posicionar até a próxima quarta-feira (17) sobre a realização da prévia carnavalesca Guaiamum Treloso Rural, que está em sua terceira edição. O produtor do evento, Felipe Cabral, disse estar tranquilo e não acredita que haverá cancelamento do festival que está previsto para ser realizado no dia 20 de janeiro (sábado), na Fazenda Bem-Te-Vi (Estrada de Aldeia, km 13), na cidade de Camaragibe.

"Quem vai dizer se o evento será realizado ou não é o Ministério Público, mas estamos muito tranquilos. Sobre a questão da poluição sonora, nós vamos avaliar uma compensação ambiental pós evento, ou seja, se for necessário plantar um número específico de árvores, por exemplo, para essa compensação, nós vamos fazer", declarou. A produção do Guaiamum também reforçou que tudo será feito de acordo com as licenças e autorizações previstas na legislação.

Promotores do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) acompanhados do corpo técnico da CPRH, estiveram na Fazenda Bem-Te-Vi na última sexta-feira (12) para fazer uma vistoria no local dos shows. De acordo com o presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia, Hebert de Tejo Pereira, esse relatório constatou que no local há gás oduto e que isso seria outro agravante para a realização do festival.

"A audiência foi muito boa e cabe agora aguardar a decisão do Ministério Público. Foram constatados diversos pré-requisitos para serem atendidos, inclusive, um fato agravante já que no local que será realizado o Guaiamum, passa uma tubulação de gasoduto da Petrobrás, mais uma prova da inadequabilidade do lugar escolhido", declarou o presidente. Sobre esse ponto, o produto Felipe Cabral colocou que "não é uma preocupação".

"Não enxergamos problema nenhum em relação a isso, pois o gasoduto passa a muito metros embaixo da terra. Alias, o gasoduto passar por debaixo de toda Aldeia", rebateu Cabral.

O Ministério Público de Pernambuco deverá se pronunciar nesta terça-feira (16) sobre a audiência através de nota. O Fórum Socioambiental coloca em questão o fato da área escolhida para a apresentação das 23 atrações divulgadas, é uma reserva florestal que abriga o rio Besouro, o que a caracteriza como uma Área de Preservação Permanente (APP).

"Nós estamos falando de um fragmento da Mata Atlântica, com espécies de animais silvestres que precisam ser preservados", ressaltou Hebert. Estima-se que o Guaiamum Treloso Rural receba cerca de seis mil pessoas.

Uchoa diz que maconha não é produzida em PernambucoApesar de o estado fazer parte do Polígono da Maconha, o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), afirmou que não há produção de maconha em Pernambuco. Segundo ele, a erva, assim como o crack, entra no estado pelas fronteiras. Na sua visão, o Governo Federal precisa aplicar politicas públicas mais eficientes para coibir o tráfico de drogas. A declaração foi dada nesta segunda-feira (15), no Palácio das Princesas, enquanto o deputado discursava no ato de assinatura de convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para aplicação de penas alternativas.

"Onde é que planta a maconha aqui em Pernambuco? Onde é que se fabrica o crack aqui em Pernambuco? Se soubesse já teria acabado. Mas o pior é que aqui é consumidor desses produtos. Esse produto não é fabricado aqui. Ele está vindo através das fronteiras. E essa fronteira o Governo Federal tem que assumir essa responsabilidade e dar um tratamento diferenciado nessa política e em outras", disse Guilherme Uchoa.

Uma das maiores áreas de produção da erva é conhecida como "Polígono da Maconha", que abrange 13 cidades de Pernambuco e da Bahia. Embora não haja números oficiais, de acordo com especialistas, a planta fabricada nessa região seria responsável por cerca de 30% do consumo no país. Na área, fala-se da presença da maconha desde o século 19, mas o auge da produção foi a década de 1990.

De acordo com a Polícia Federal (PF), foram erradicados 1,8 milhão de pés de maconha em Pernambuco, em quatro operações realizadas somente no ano passado. Com isso, 596 toneladas da erva deixaram de ser produzidas. Em 20l6 e 2015 foram 359 mil e 806 plantios erradicados, respectivamente.

A fragilidade das fronteiras e do combate ao narcotráfico foi criticada em outubro passado por 20 governadores no 'Encontro dos Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle de Fronteiras', no Acre. Eles propuseram medidas na Carta do Acre, documento que resultou do evento. Na época, Paulo Câmara (PSB), que participou do encontro, lembrou que o Brasil faz fronteira com grandes produtores de cocaína do mundo - Bolívia, Peru e Colômbia.

"Com drogas e armamento pesado entrando com facilidade, o trabalho dos Estados é dificultado ainda mais. O crack já não está restrito apenas às grandes cidades. E cerca de 70% dos homicídios cometidos em Pernambuco decorrem do tráfico", explicou Paulo Câmara, acrescentando que, sem trabalho integrado, o desafio se torna maior.

Noronha cria grupo de trabalho após novo incidente com tubarão
Decisão foi tomada durante reunião que ocorreu nesta segunda-feira. Comissão estudará um plano de ação que vise convívio de forma harmoniosa entre turistas, moradores e a fauna marinha

Após um novo incidente com um tubarão em Fernando de Noronha, na última sexta-feira (12), a administração da ilha decidiu criar um grupo de trabalho para estudar um plano de ação que vise convívio de forma harmoniosa entre turistas, moradores e a fauna marinha do arquipélago. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (15) durante o encontro que contou com a presença de técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), o Corpo de Bombeiros e representantes da sociedade civil.

"Convoquei essa reunião para ouvir os órgãos responsáveis e a população sobre a melhor forma de orientar moradores e turistas no convívio com a vida marinha", explicou o gestor da ilha, Plínio Pimentel. O documento deve ficar pronto até o próximo dia 30, quando ocorrerá uma nova reunião.

O investimento na capacitação de condutores de visitantes e a concepção de panfletos, vídeos educativos, cartilhas, placas informativas nas praias, além de uma campanha nas redes sociais, estiveram entre as sugestões. O pesquisador Leonardo Veras participou do encontro.

O especialista explicou que incidentes com tubarões podem ocorrer em até um metro e 80 centímetros de profundidade, principalmente no horário de "arrufo", momento onde cardumes de sardinhas são empurrados para a praia por peixes maiores.

Veras acrescentou que nos meses de janeiro e fevereiro acontece o acasalamento das espécies e as fêmeas da espécie limão procuram a ilha para ter seus filhotes. "É preciso evitar também nadar entre as sardinhas e sempre que tiver aves mergulhando é sinal que existe cardume na área", alertou.

Belo Jardim irá selecionar 150 professores para educação infantil e ensino fundamental
As inscrições serão realizadas de 22 a 24 de janeiro, de forma presencial

A Prefeitura de Belo Jardim lançou, nesta segunda-feira (15), o edital de seleção simplificada que visa a contratação temporária emergencial de 150 professores e formação de cadastro de reserva. Os profissionais irão atuar na educação infantil e no ensino fundamental (anos iniciais, 1ª e 2ª fase da Educação de Jovens e Adultos e anos finais). As inscrições serão realizadas de 22 a 24 de janeiro, de forma presencial, no Centro Comunitário Municipal Castelinho, localizado no Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

As vagas são para professores de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Educação Física e Ciências Biológicas (Professor II), além de formados em pedagogia (Professor I). A seleção será realizada por meio de Análise Curricular e de Títulos. Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência.

O cargo de Professor I, que oferta 105 vagas, exige que o candidato possua Certificado de Normal Médio e/ou Certificado/Diploma, devidamente registrado, de curso de nível superior completo de Pedagogia por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Já o cargo de Professor II, que dispõe de 45 vagas, é voltado ao candidato que possua Certificado/Diploma, devidamente registrado, de curso de nível superior completo (Licenciatura) na área específica por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

O resultado preliminar será divulgado no dia 26 de janeiro e a contratação ocorrerá no dia 31 de janeiro. Nos dias 1º e 2 de fevereiro, os contratados passarão por uma formação pedagógica. Para se inscrever, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e quite com o serviço militar (homens), não ter antecedentes criminais e estar apto física e mentalmente para desenvolver as atividades, além de possuir os requisitos exigidos no edital.

No ato da inscrições, os candidatos devem levar a cópia e original dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor, quitação eleitoral e do serviço militar (quando do sexo masculino), além do currículo com a experiência profissional e os certificados/diplomas exigidos para o cargo pretendido.

Médicos do Recife deflagram greve e convocam prefeito para reunião
Paralisação começa quinta. Categoria reclama da falta de negociação sobre campanha salarial e problemas de infraestrutura

Alegando esperar há mais de dois meses sem qualquer resposta da prefeitura sobre a campanha salarial, os médicos da rede municipal do Recife cruzam os braços por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (18). A decisão, tomada na última sexta-feira (12), ocorre após o cumprimento do prazo legal de 72h e a comunicação à gestão da cidade. A greve irá afetar a rede ambulatorial, os Postos de Saúde da Família (PSF) e os Centros de Atenção Psicossocial.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Tadeu Calheiros, hoje cerca de mil médicos atuam no município, mas somente 50% irão para os postos garantir o funcionamento apenas de urgência, emergência e maternidades. Para aumentar a polêmica, a categoria está fazendo circular nas redes sociais e mídias impressas uma convocatória para conseguir audiência com o prefeito Geraldo Julio.

“Tivemos várias rodadas de negociação. Começou ainda no primeiro trimestre de 2017. Os secretários de Saúde e Administração sempre educados e corteses, mas sem efetividade. Só escutam, mas não tem proposta nenhuma. Por isso esgotou. Se eles não têm proposta quem tem? O prefeito? Então vamos buscar o prefeito. Ou se dê autonomia para os secretários avançarem nas negociações”, criticou Tadeu Calheiros. Segundo dele, o último encontro com a gestão aconteceu em outubro do ano passado.

Com a insatisfação na condução da campanha salarial se arrastando há meses, o Simepe iniciou uma série de paralisações relâmpago nos serviços, denuncias de irregularidades nas infraestruturas e mais recentemente cartas aberta a população. A última aponta que “não adianta Carnaval bonito, se o povo que necessita de saúde não tem” e ainda que “na guerra as condições de atendimento são melhores que as do município do Recife”.

Na pauta da campanha da categoria são destaques: a volta integral dos vigilantes às unidades de saúde, a revisão de abastecimento de insumos, a requalificação de algumas unidades e o reajuste salarial de pelo menos 6%. “Estamos há quase 16 meses sem qualquer aumento e a proposta deles ainda é de 0%”, disse o presidente do sindicato.

A Prefeitura do Recife, em nota, informou que realizou diversas reuniões de negociação com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e continua aberta ao diálogo. Os médicos servidores do município tiveram ganhos cerca de 10% acima da inflação desde 2013. Foram nomeados 767 novos médicos no período. Com relação às condições de trabalho, a Prefeitura realizou, em apenas cinco anos, R$ 200 milhões de investimentos nas unidades de saúde, o que é mais do que os dez anos anteriores.

Paulo Câmara diz que não há a menor possibilidade de apoiar Bolsonaro
Presidente do PSL, Luciano Bivar, disse que vai pedir do governador apoio à candidatura de Jair Bolsonaro
Apesar de o presidente estadual do PSL e deputado federal, Luciano Bivar, ter dito que vai pedir, ao governador Paulo Câmara, apoio para o deputado federal Jair Bolsonaro, o socialista descartou, nesta segunda-feira (15), a possibilidade de apoiar o presidenciável. Segundo ele, não há a menor possibilidade de a aliança com a sigla estar condicionada à candidatura do parlamentar.

A candidatura à Presidência da República de Bolsonaro, que veio ao Recife somente para selar a aliança com Bivar, foi anunciada no último dia 5, conforme o Blog da Folha divulgou em primeira mão. Bolsonaro é filiado ao PSC, havia prometido ir para o Patriota, tendo, inclusive colaborado para mudar o nome da legenda para o "PEN", mas terminou em namoro com o PSL.

A filiação à sigla, no entanto, só será fechada durante a janela partidária, em março, para evitar que seu mandato seja cassado. E a candidatura terá o martelo batido em agosto, durante a convenção do partido. O anúncio pegou a todos de surpresa, causou um imbróglio interno no PSL e poderá ter reflexos negativos na base do governador Paulo Câmara (PSB).

"Em nenhum momento ele (Luciano Bivar) nos procurou até porque ele sabe da posição do PSB, do partido que eu represento, e dos partidos da Frente Popular. Não há essa possibilidade. Evidentemente que Luciano é um parceiro nosso que nos apoiou lá trás, com Eduardo (Campos) e comigo também. Ele tem meu respeito e que vai ser sempre uma pessoa que vou conversar sempre que achar necessário. Mas não há essa opção de Bolsonaro na nossa frente política", afirmou o governador em evento de assinatura de convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco para aplicação de penas alternativas, no Palácio das Princesas.

Integrante da base do governador, o PSL articula, por meio do vice-governador Raul Henry (MDB), uma conversa com Paulo Câmara. Luciano e Raul conversaram recentemente e o peemedebista teria sugerido um novo bate-papo, desta vez com a presença do governador. De acordo com Luciano, a ideia é expor o novo panorama após o lançamento da candidatura de Bolsonaro.

Embora Luciano tente atrair o apoio da Frente Popular, a Executiva Nacional do PSB já havia definido que irá marchar com os partidos de centro-esquerda. Entre os aliados, o tema é tratado com cautela. Segundo a deputada federal e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, a aliança com o PSL não será verticalizada.

"Infelizmente os partidos, em sua grande maioria, não têm projeto programático nacional. As alianças locais não se misturam com a nacional", disse. PCdoB é um dos partidos que Bolsonaro faz duras críticas e afasta qualquer possibilidade de aliança. Questionada sobre o fato de as duas legendas fazerem parte da Frente Popular, Luciana voltou a argumentar que a candidatura de Bolsonaro pelo PSL não se relaciona com o projeto local.

Náutico jogará quatro partidas em uma semana
Timbu encara Altos/PI na quarta, América (sexta), Central (domingo) e Sport (próxima quarta)

Uma das maiores preocupações do técnico Roberto Fernandes neste início de temporada foi o pouco tempo – menos de um mês – que o Náutico teve para se preparar para os dois primeiros jogos de 2018, contra o Itabaiana, pela pré-Copa do Nordeste. Com o fim dos confrontos, o Timbu pode respirar um pouco? Nada disso. Nos próximos 10 dias, a equipe terá quatro confrontos para disputar, entre compromissos da Copa do Nordeste e Campeonato Pernambucano: Altos/PI (quarta), América (sexta), Central (domingo) e Sport (na quarta seguinte, dia 24). Uma maratona que desagrada o treinador.

“Toda evolução passa por treinamento. Mas nós teremos que conseguir isso nas partidas. Vamos jogar na quarta e depois na sexta. Quando vamos treinar? Na quinta. Depois vamos enfrentar o Central, em Caruaru, no domingo. Treinar? Somente no sábado. Na outra quarta, nós teremos o primeiro clássico da temporada (contra o Sport). Ou seja, não vamos ter muito tempo (de treino). Os erros que deveriam ser corrigidos nos trabalhos terão que ser ajustados nos jogos, a olho nu para todos”, lamentou.

O pouco tempo de trabalho também gerou outro desabafo do treinador. Ao menos por enquanto, o Náutico não será um time que vai “jogar bonito”. “O momento do clube é diferente. Poderíamos cobrar uma qualidade a mais quando a folha era seis, oito vezes maior que a atual. Agora, nós jogaremos um futebol de resultado. Depois, com a maturação da equipe, tentaremos um estilo mais vistoso”, declarou.


Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu