Generalidades Notícias, número 17:

29/1/17
Mundo
Trump diz que negociaria "Brexit" com mais "firmeza" que May
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que negociaria com mais firmeza que a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, se estivesse discutindo as condições da saída da União Europeia (UE).

Em uma entrevista à emissora "ITV" gravada na quinta-feira, em Davos, na Suíça, e que será exibida na noite de hoje, Trump afirmou que o Reino Unido está em uma "boa posição" nas negociações com a UE, apesar de revelar que adotaria uma "atitude diferente" de May.

"Seria esse o modo como eu negociaria? Não, eu não negociaria dessa forma como ela está negociando. Eu teria adotado uma atitude diferente", disse Trump, segundo um trecho da entrevista antecipada pelo jornal "Mail on Sunday".

"Eu teria dito que a UE não é tão maravilhosa como se acha que ela é. Teria adotado uma posição de mais firmeza sobre a saída do bloco", completou o presidente americano.

Trump afirmou que compreende os motivos que levaram os britânicos a votarem a favor do "Brexit" no referendo de junho de 2016.

"Conheço os britânicos e os compreendo. Não querem que haja pessoas de todo o mundo vindo para o Reino Unido. Não sabem nada sobre essas pessoas", disse o presidente americano, sugerindo ter previsto o resultado do referendo do "Brexit".

O apresentador da emissora "ITV" que conversou com Trump, Piers Morgan, afirma ao "Mail on Sunday" que o presidente afirmou a ele, antes de começar a entrevista, que May o convidou a ir ao Reino Unido duas vezes neste ano.

Morgan afirma que Trump pode ir a Londres para uma visita de trabalho em julho e retornar à capital britânica em outubro, desta vez para uma visita de Estado. O escritório da primeira-ministra não confirmou o calendário revelado pelo jornal.

Trump disse, além disso, que não foi convidado para o casamento do príncipe Harry no dia 19 de maio com a atriz americana Meghan Markle, no castelo de Windsor, no centro da Inglaterra.

"Quero que eles sejam felizes, quero realmente que sejam felizes. Parecem um casal maravilhoso", disse Trump sobre os dois.

Governo envia 600 homens para região de explosão no Equador
O presidente do Equador, Lenín Moreno, ordenou o envio de 600 homens de segurança para a província de Esmeraldas, na fronteira com a Colômbia, onde ocorreu um atentado com um "carro-bomba", que deixou 28 pessoas levemente feridas, informou a Secretaria Nacional de Comunicação (Secom).

O presidente decretou o estado de exceção, por 60 dias, nos cantões de San Lorenzo e Eloy Alfaro para reforçar a segurança de seus habitantes.

Em comunicado, a Secom, que não disse a que instituição pertencem os 600 homens que serão enviados a Esmeraldas, ressalta que o Governo condenou energicamente a explosão do "carro-bomba", registrada na madrugada deste sábado em frente a uma instalação policial, no cantão de San Lorenzo.

Considerou "este ataque terrorista, instrumentado por grupos de narcotraficantes e do crime organizado, não compromete sua política de luta contra este flagelo transnacional" nas suas diferentes facetas, como o narcotráfico e o lavagem de dinheiro.

O órgão lembrou que o estado de exceção nos cantões de San Lorenzo e Eloy Alfaro instaura zonas de segurança e suspende os direitos à inviolabilidade de domicílio, trânsito, associação e reunião.

Brasil
Boliviano acusado de crime brutal chega a La Paz após ser detido no Brasil
O principal acusado do brutal assassinato de um casal na Bolívia, um caso que causou grande comoção no país, chegou nesta sexta-feira a La Paz após ser extraditado pelo Brasil em meio a uma grande operação, cercado de autoridades policiais e judiciais.

A chegada de Eliot L.F., o jovem apontado como principal suspeito do crime, à área militar do aeroporto de El Alto, cidade vizinha a La Paz, foi transmitida ao vivo para todo o país depois que a polícia, o Ministério Público e Chancelaria da Bolívia se mobilizaram para conseguir uma rápida extradição.

"Coordenamos o caminho mais curto para poder trazer o detido ao território nacional", disse o ministro de Governo (Interior) da Bolívia, Carlos Romero, aos veículos de imprensa que cobriam a chegada do detido.

A polícia mostrou para as câmeras o rosto do jovem, para comprovar que ele tinha alterado sua aparência com a "intenção" de não ser reconhecido, afirmou por sua vez o chefe da Força Especial de Luta contra o Crime em La Paz, Johnny Aguilera.

Além disso, o promotor boliviano Marco Vargas qualificou de "macabros" os crimes pelos quais o suspeito foi detido e destacou que, com a sua extradição, já estão presos de forma preventiva todos os considerados "autores diretos" do crime.

O chefe policial e o promotor participaram de uma delegação de autoridades bolivianas que se deslocou até a cidade de São Paulo para coordenar a transferência do detido.

Segundo o ministro, o jovem foi localizado nesta cidade por um grupo de elite de investigação criminal da polícia boliviana quando telefonou para um familiar de um telefone público, após ter entrado no Brasil em 9 de janeiro pela fronteira terrestre.

Após ser detido na quinta-feira pela Polícia Federal do Brasil, que foi alertada pelas autoridades bolivianas, o suspeito admitiu sua participação e a dos outros detidos, enfatizou Romero.

Eliot L. é o principal suspeito do assassinato de Jesús C. e Carla B., um casal que desapareceu no dia 1º de janeiro após uma festa de Ano Novo em La Paz e cujos corpos foram encontrados há uma semana no leito de um rio na cidade.

A Promotoria Geral do Estado indicou em um comunicado que, segundo as investigações, Eliot L. "estuprou Carla antes de matá-la com um objeto perfurante" e depois ele e vários familiares levaram os corpos ao rio.

Até o momento, foram presas preventivamente oito pessoas, entre eles os irmãos de Eliot L., todos acusados por crimes de assassinato, feminicídio, latrocínio e estupro, enquanto outros três foram colocados em regime de prisão domiciliar.

O caso causou comoção na sociedade boliviana e teve grande destaque nos meios de comunicação locais, especialmente em La Paz.

Tiroteio no Rio de Janeiro mata uma pessoa e deixa três feridos
Um tiroteio no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, matou um garçom e deixou outros três feridos na noite de sábado. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, criminosos que fugiam em três carros roubados iniciaram uma intensa troca de tiros com a Polícia Militar na rua Conde de Bonfim, uma das principais do bairro.

O garçom Samuel Ferreira Coelho, de 24 anos, trabalhava no Bar do Pinto quando foi baleado. Ele morreu na hora. Dois policiais e uma passageira do aplicativo de transporte Uber também foram atingidos e levados para hospitais próximos.

Ainda no momento do tiroteio, dezenas de foliões do bloco Nem Muda Nem Sai de Cima passavam pelo local. Segundo relatos, houve pânico e muitas pessoas tiveram que se deitar no chão para fugir dos disparos. Nenhum dos foliões ficou ferido. Os criminosos fugiram.

No Facebook, o bloco carnavalesco informou que está de luto após os acontecimentos do sábado. “Muita luz para o Samuel e toda nossa solidariedade para os familiares”, diz a publicação.

Pernambuco
Obra suspende abastecimento de água em 33 bairros do Recife
Serviço da Compesa começa às 17h desta segunda (29) e tem término previsto para a meia-noite da quarta (31).

Uma obra da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) suspende o abastecimento de água em 33 bairros do Recife a partir das 17h desta segunda-feira (29). O serviço tem o objetivo de instalar uma válvula no Distrito de Abastecimento da Rua Cinco de Novembro, em Afogados, na Zona Oeste da cidade, e está previsto para terminar à meia-noite da quarta (31).


De acordo com a Compesa, a válvula a ser instalada tem a função de equilibrar e controlar as pressões nas redes de distribuição do distrito responsável pelo abastecimento dos bairros de São José, Santo Antônio e Coque. Apesar de o distrito abastecer quatro dos 33 bairros afetados pelo serviço, a companhia afirmou não ter condições de realizar o serviço com outras tubulações em funcionamento e, por isso, vai suspender o abastecimento em outras localidades.


A troca da válvula faz parte do segundo lote de obras de setorização das redes de distribuição do Recife. O serviço, orçado em R$ 55 milhões, tem recursos da Caixa Econômica, do governo de Pernambuco e da Compesa.

Confira a lista dos bairros do Recife com abastecimento suspenso a partir das 17h desta segunda (29):

Aflitos
Afogados
Bairro do Recife
Boa Vista
Bongi
Brasília Teimosa
Cabanga
Coelhos
Coque
Derby
Encruzilhada
Espinheiro
Graças
Ilha do Leite
Ilha do Retiro
Imbiribeira
Jaqueira
Jiquiá
Joana Bezerra
Madalena
Mangueira
Mustardinha
Paissandu
Pina
Prado
Rosarinho
San Martin
Santo Amaro
Santo Antônio
São José
Soledade
Torre
Zumbi

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu