Generalidades Notícias, número 20:

5/2/18
Mundo
Estados Unidos e Argentina estudam sanções ao petróleo da Venezuela

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, e o ministro de Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, anunciaram nesta domingo que estudam implementar sanções ao petróleo da Venezuela para pressionar o presidente Nicolás Maduro e incentivar o retorno ao "regime constitucional".

"Um dos aspectos considerados ao sancionar o petróleo é quais seriam as consequências para o povo venezuelano. Fazer nada é também pedir que o povo venezuelano continue sofrendo", afirmou Tillerson em coletiva de imprensa com Faurie na sede do Ministério argentino.

Depois de uma reunião fechada, os dois disseram concordar na necessidade de pôr em prática medidas que freiem o caminho "autoritário" que tomou o governo venezuelano. O chefe da diplomacia americana revelou que estão estudando "sancionar o petróleo", proibir a venda nos Estados Unidos ou "refinar produtos que venham da Venezuela".

"Não podemos permitir a destruição da Venezuela", disse ele, antes de insistir que o "desacordo" da Argentina e dos Estados Unidos é "com o regime" de Maduro e não com a população, que está "sofrendo enormemente". Por conta disso, ele insistiu que, antes de implementar medidas deste tipo, é essencial analisar quais seriam os efeitos na população e em outros países da região para não causar impactos negativos.

Faurie, por sua vez, apontou que "controlar o financiamento" do país é uma ferramenta "absolutamente importante" que os dois concordaram no encontro. Ele também ressaltou a importância de realizar um "monitoramento preciso" sobre seu impacto antes de agir, de modo que haja um "balanço justo sobre o que a nação venezuelana precisa e o que está sendo utilizado pelos dirigentes venezuelanos".

"O compromisso da Argentina com a recuperação da democracia e a plena vigência das instituições e estruturas nas quais se baseiam um regime democrático é indeclinável", declarou.

Sobre a possibilidade de impedir a participação da Venezuela na próxima Cúpula das Américas, que acontecerá em Lima, em abril, tanto Faurie quanto Tillerson garantiram que irão respeitar a decisão do país anfitrião.

A visita de Tillerson à Argentina começou ontem, na Patagônia, e terminará amanhã na residência presidencial em Olivos, nos arredores de Buenos Aires, onde se encontrará com o presidente Mauricio Macri.


Evangélico e governista irão a 2º turno eleitoral na Costa Rica
O candidato à presidência da Costa Rica do Partido Liberdade Nacional (PLN), Antonio Álvarez, aceitou a sua derrota e parabenizou o evangélico Fabricio Alvarado e o governista Carlos Alvarado por irem para o segundo turno eleitoral.

"Parabenizo Fabricio por obter este resultado com números tão favoráveis para ele (...) Também parabenizo Carlos Alvarado porque a democracia o colocou no segundo turno em vez da nossa participação política", declarou Álvarez, que ficou em terceio lugar com 18,8% dos votos.

Com 80,6% das urnas apuradas, Alvarado ganhou as eleições deste domingo com 24,8% dos votos, seguido do jornalista Carlos Alvarado, com 21,6%, mas ambos longe dos 40% necessário para vencer no primeiro turno.

O segundo turno acontece no dia 1 de abril para que os costarriquenhos escolham o presidente que governará a partir de 8 de maio no lugar de Luis Guillermo Solís.

Um total de 3,3 milhões de costarriquenhos foram convocados este domingo às urnas para escolher o novo presidente do país, dentre 13 candidatos, e os 57 deputados do Congresso para o período 2018-2022.



Brasil
Estudantes têm até quarta-feira para pedir vaga em lista de espera do Sisu
Termina na próxima quarta-feira (7) o prazo para os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que pretendem concorrer a uma vaga em instituições de educação superior na lista de espera manifestarem seu interesse. A convocação desses candidatos pelas instituições será feita a partir de 9 de fevereiro.

Para manifestar o interesse na lista de espera, o estudante deve consultar o boletim do candidato na página do Sisu. Os candidatos também podem acompanhar sua inscrição pelo aplicativo para celulares, onde podem ser acessadas as classificações parciais e notas de corte, além do resultado final e a lista de aprovados.

Também termina na quarta-feira o prazo para matrículas na chamada regular do Sisu. Este ano são ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 instituições públicas estaduais e 100 públicas federais.

O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior com base nas notas registradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer todos os que fizeram as provas do Enem em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação.

Assassinato na Lava-Jato

A misteriosa execução do ex-vice-prefeito do PT que delatou seus comparsas na investigação do escândalo de corrupção na Petrobras

José Roberto Soares Vieira, o Roberto do PT, havia sido prefeito de Ourolândia, município do Estado da Bahia. Há dois meses, num depoimento à Política Federal, admitiu que, ao lado de um ex-sócio, havia se envolvido num “esquema que desviou mais de 7 milhões de reais dos cofres da Petrobrás”. O dinheiro, relatou à PF, “era repassado ao PT”.

Roberto do PT, tudo indica que prevendo que poderia acontecer-lhe o que ocorreu com o prefeito de Santo André, Celso Daniel — foi assassinado —, começou a tomar algumas precauções. Vendeu sua casa na região metropolitana de Salvador, passou a evitar atender telefonemas de estranhos e isolou-se. Chegou a arranjar um motorista-segurança. Ele estava se preparando para blindar seu Land Rover Discovery 4. Não deu tempo.

Ele deixou o veículo na loja de blindagem, que faria o orçamento, e alugou um automóvel Gol. Logo depois, foi assassinado na porta de sua empresa. O pistoleiro que o matou acertou nove tiros — o que comprova sua habilidade — e fugiu numa motocicleta.

Roberto do PT era uma testemunha privilegiada, até porque admitiu participação no esquema de corrupção que envolvia a Petrobrás. Por isso, no dia 26 der janeiro, o juiz Sergio Moro, reconhecendo a gravidade do caso, disse: “Não se pode excluir a possibilidade de que o homicídio esteja relacionado a esta ação penal [Operação Lava Jato], já que, na fase de investigação, o referido acusado aparentemente confessou seus crimes e revelou crimes de outros”. “Veja”, interpretando a fala do magistrado, acrescenta: “Moro levantou a suspeita de que esse caso seja a primeira queima de arquivo, ou assassinato por vingança, da Lava Jato. E tudo levar a crer que ele tem razão”.

Em depoimentos prestados pelas testemunhas, o pistoleiro é apontado como um homem de pele morena, que aparentava ter 35 anos de idade, 1,75 metro de estatura e tinha cabelo crespo ralo. Na ocasião do crime, ele usava óculos e trajava uma blusa azul suja de tinta e uma calça jeans surrada. Os investigadores estão cruzando essas informações e o retrato falado com a sua base de dados para identificar o assassino, que continua solto.

Congresso volta de recesso nesta segunda com foco em segurança
O Congresso retoma a agenda de trabalho nesta segunda-feira. Na pauta das duas Casas, além da reforma da Previdência, terão destaque os temas ligados à segurança pública. Tanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quanto do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), são de Estados que passam por uma crise na área, com aumento nos índices de criminalidade. Na semana passada, um tiroteio fechou a Linha Amarela, uma das principais vias expressas do Rio que liga a zona Norte à região da Barra e do Recreio. No Ceará, uma chacina deixou 14 mortos em um bairro na periferia de Fortaleza.

Já de olho na eleição, os dois vão levantar a bandeira de que é necessário aprovar um plano de melhorias para o setor. Enquanto Maia articula uma eventual candidatura à Presidência, Eunício vai tentar a reeleição como senador pelo Ceará.

Nesta segunda, o tema será o foco do discurso do presidente do Senado na abertura do ano legislativo. “Precisamos olhar com prioridade para a questão da segurança, um problema que assombra praticamente todos os Estados brasileiros”, disse Eunício ao Estado.

Apesar do esforço conjunto, ainda não foi definido um cronograma dos projetos que devem ser levados ao plenário das duas Casas nos próximos meses. Um levantamento feito por técnicos do Senado mostra que a maioria das propostas que estão em discussão hoje não tem uma visão global do problema e foca em questões específicas de categorias, como policiais e militares.

Na Câmara, Maia vai trabalhar para concluir os trabalhos de uma comissão especial formada por juristas e presidida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que tem como objetivo apresentar um projeto para melhorar a legislação de combate ao tráfico de drogas e de armas.

Na economia, a Previdência será o centro das atenções em fevereiro, mas o governo tem dado sinais de que irá tentar esgotar o tema nas próximas semanas, independentemente de conseguir ou não os 308 votos necessários para aprovar a medida na Câmara.

Outros temas com foco na recuperação econômica devem entrar no radar em seguida, como a simplificação do sistema tributário e o projeto de lei sobre a privatização da Eletrobras, cujo texto já foi enviado pelo Planalto ao Congresso.

Pernambuco
Polícia encontra 12 kg de dinamite em Salgueiro
Material estava escondido em um matagal e seria usado, muito provavelmente, para investidas contra agências bancárias no interior do Estado

Aproximadamente 12 kg de dinamite foram apreendidos no povoado de Murici, na Zona Rural de Salgueiro, no Sertão pernambucano, por volta de meio dia deste domingo (4).
Policiais militares do 8ºBPM localizaram e apreenderam o material. O material estava escondido em um matagal e seria usado, muito provavelmente, para investidas contra agências bancárias no interior do Estado.

Os explosivos foram encontrados dentro de uma sacola preta, quando os policiais faziam diligências na área, com base em informações colhidas pelo serviço de Inteligência do Batalhão. Foram 14 bananas grandes e 46 pequenas, além de fios de estopim e rolos de fita adesiva. Todo o material foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro.

Mais de 1,2 mil policiais formados para a segurança em Pernambuco
Efetivo faz parte das Polícias Civil e Científica. Todos começam a começa a trabalhar de forma imediata e já estão nas escalas do Carnaval

Os efetivos das Polícias Civil e Científica de Pernambuco ganham 1,2 mil novos profissionais neste domingo (4). O governador Paulo Câmara comanda a solenidade de formatura dos policiais nesta segunda-feira (05), a partir das 11h, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. Os homens e mulheres já entram de serviço nas escalas do Carnaval 2018, que teve o esquema apresentado pelo governo na última semana. Este ano, a força-tarefa da festa terá a ampliação de 32% do efetivo de segurança.

Dos 1.214 profissionais nomeados, são 822 para a Polícia Civil e 392 para a Polícia Científica. Na Civil, são 139 delegados, 597 agentes e 86 escrivães. Já a Científica contará com 36 novos médicos legistas, 64 auxiliares de legista, 123 auxiliares de perito, 44 peritos papiloscopistas e 125 peritos criminais. O incremento dos efetivos também vai possibilitar a descentralização de serviços operacionais da Secretaria de Defesa Social (SDS) nas zonas da Mata, Agreste e Sertão.

"Essas nomeações reforçam o compromisso com o fortalecimento das polícias. Os novos profissionais vão permitir que todos os municípios de Pernambuco tenham delegados e equipes estruturadas, reforçando a atuação do Programa Pacto Pela Vida", reforçou o governador Paulo Câmara.

O planejamento de segurança estadual prevê a criação de seis unidades da polícia. Elas contarão com o novo efetivo e funcionarão nos municípios de Palmares e Nazaré da Mata, na Zona da Mata; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina, e Salgueiro, no Sertão. Todas contarão com profissionais do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Criminalística (IC) e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). Outra unidade a ser erguida é a do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC). Outras nove Delegacias de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) também estão no pacote.

Novo presidente do TJPE toma posse nesta segunda-feira
A solenidade de posse acontece na próxima segunda-feira (5), às 15h, na sala do Pleno, no Palácio da Justiça
Após dois anos no cargo, o desembargador Leopoldo Raposo deixa a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e passa o comando da Corte para o desembargador Adalberto de Oliveira Melo. A solenidade de posse acontece na próxima segunda-feira (5), às 15h, na sala do Pleno, no Palácio da Justiça.

Além do desembargador, também tomam posse os demais integrantes da Mesa Diretora. São eles: os desembargadores Cândido Saraiva, primeiro vice-presidente; Antenor Cardoso, segundo vice-presidente; e Fernando Cerqueira, corregedor-geral da Justiça. Todos foram eleitos em 14 de novembro de 2017 e ficam no cargo até fevereiro de 2020.

Antes da posse, haverá uma Missa em Ação de Graças às 10h, celebrada na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, localizada ao lado do Palácio da Justiça. Já à noite, a partir das 19h, um jantar por adesão será realizado na Spettus Steak House, em Boa Viagem.

São Lourenço da Mata
Notícias da prefeitura

HPC oferece ultrassonografia
A Prefeitura de São Lourenço da Mata, através da Secretaria de Saúde, oferece diariamente diversas especialidades médicas aos são-lourencenses que buscam atendimento no Hospital e Maternidade Petronila Campos (HPC). Como as ultrassonografias, que são realizadas nas terças e sextas-feiras, sendo efetuados 80 exames semanalmente. 

De acordo com o médico responsável, Dr. João Seabra, o HPC oferece atendimento humanizado em diversas categorias de ultrassonografias. "Nós realizamos muitos exames, como acompanhamento de gestantes, com ultrassonografias obstétricas, todos com muito conforto e segurança", explicou.

Para agendar o atendimento, o paciente deve se encaminhar ao HPC, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 8h, munidos do cartão SUS, RG e encaminhamento médico. O resultado é entregue poucos minutos após finalizar o exame.
Matriz da Luz celebra 478 anos de Nossa Senhora da Luz

No domingo (4), o prefeito Bruno Pereira, acompanhado da primeira-dama Isabella Ferraz, de vereadores e secretários municipais, participou do encerramento da celebração de 478 anos de Nossa Senhora da Luz, no distrito de Matriz da Luz. O evento contou com duas ambulâncias do SAMU e efetivo de 30 profissionais da Guarda Municipal, cedidos pela Prefeitura de São Lourenço da Mata.
Com o tema “Feliz aquela que crê, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido”, a comemoração contou com à participação de centenas de fiéis, que prestigiaram as missas, procissões e shows realizados durante a semana.

Segundo o prefeito Bruno Pereira, o momento foi de agradecimento. “Estou muito feliz em participar de mais um ano desta linda celebração, especialmente para agradecer o carinho e apoio que tenho recebido diariamente dos são-lourencenses”, contou.

Comunicado:
A Prefeitura de São Lourenço da Mata, através da Secretaria de Administração, informa que o calendário do pagamento salarial dos funcionários efetivos (ativos e inativos) será normalizado em breve. Pois, com o retorno do prefeito Bruno Pereira, a antiga equipe responsável não repassou todas as informações necessárias para efetuar o pagamento nas datas corretas.

Ressaltamos que, a Prefeitura de São Lourenço da Mata está trabalhando para que nenhum funcionário público seja penalizado e nos próximos dias todos os pagamentos serão devidamente efetuados.

Com EFE, Agência Brasil, Veja


Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu