A CBN divulgou uma matéria (https://www.facebook.com/cbnsp/posts/2178880195518406) afirmando que quem está armado tem 56% a mais de chances de morrer em um assalto. Mais uma que recebe o selo "fake news". Vamos aos fatos:
Não há absolutamente NENHUMA pesquisa no país que demonstre tais dados, uma vez que só são computadas as ocorrências em que há registro, ou seja, naquelas em que o uso da arma resultou em alguém morto ou ferido com necessidade de atendimento médico. TODAS as ocorrências em que o uso da arma apenas evitou a situação de risco e que, por isso, não são registradas são desprezadas. Ou seja, a amostra pesquisada não é aleatória, mas previamente segmentada, razão pela qual é estatisticamente imprestável para qualquer estudo sério.
Portanto, se alguém mencionar maiores ou menores chances de morrer sendo uma vítima armada, estará mentindo.
Fact-checking sources:
[1] Em seu livo "Preconceito contra as Armas", John Lott Jr. demonstra claramente como a esmagadora maioria dos usos defensivos de armas de fogo não é registrada, tampouco noticiada. Portanto, não entra nas estatísticas.
[2] Em 1995, os pesquisadores Gary Kleck e Marc Gertz publicaram o estudo "Armed Resistance to Crime: The Prevalence and Nature of Self-Defense with a Gun", concluindo que, nos EUA, as armas de fogo são usadas aproximadamente 2 milhões de vezes ao ano para fins defensivos, e que estes não são sequer minimamente registrados.
[3] Entre 1996 e 1998, o CDC (Center for Disease Control and Prevention) realizou a mesma pesquisa, chegando a resultado semelhante, diante do qual (acreditem) simplesmente escondeu o estudo, como mostra o Prof. Benedito Gomes Barbosa Jr. em recente artigo para o Cada Minuto, com indicação de todas as fontes (link: http://www.cadaminuto.com.br/…/governo-escondeu-pesquisa-so… )
[4] Neste vídeo, de modo mais prosaico, explico exatamente a manipulação que há entre a relação "reação - morte" - https://youtu.be/n5790hfxwPo
Monitor Samsung Odyssey G40 de 27″ tem 39% OFF em até 10x sem juros
-
Monitor Samsung Odyssey G40 de 27 polegadas em oferta no Mercado Livre traz
painel IPS LCD com taxa de atualização de 240 Hz
Monitor Samsung Odyssey G40 ...
Há 23 horas

0 Comentários