Trump garante proteção a Kim se Coreia do Norte optar por desnuclearização
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, terá uma "proteção muito forte" se decidir desnuclearizar o país, como deseja a Casa Branca.
A referência clara à permanência de Kim no poder veio acompanhada de uma garantia de que os EUA não estão se baseando no "modelo da Líbia" nas negociações para a desnuclearização da Coreia do Norte, se distanciando das declarações feitas por um de seus principais assessores, John Bolton, que irritaram profundamente Pyongyang.
"O modelo da Líbia não é um modelo que pensamos para a Coreia do Norte. Com Kim Jong-un, ele seguirá lá, comandando seu país", disse Trump aos jornalistas antes de começar uma reunião na Casa Branca com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.
"Na Líbia, dizimamos o país. Não havia acordo para manter (o então presidente Muammar) Kadafi. O modelo líbio era um modelo muito diferente, sem a segurança de protegê-lo nem de proporcionar ajuda militar", afirmou o presidente americano.
Apesar das garantias e de afastar a possibilidade de uma operação similar a que ocorreu na Líbia no caso da Coreia do Norte, Trump afirmou que esse modelo será utilizado se não houver acordo.
Em 2003, Líbia e EUA assinaram um acordo no qual Kadafi eliminou programa de armas de destruição em massa do país e entregou a localização dos arsenais em troca de incentivos econômicos.
O encontro marcado entre Trump e Kim Jong-un está ameaçado desde o início da semana, quando a Coreia do Norte criticou a realização de um exercício militar conjunto entre EUA e Coreia do Sul. Pyongyang voltou a fazer alertas sobre a reunião ontem.
"Se os EUA estiverem tentando nos encurralar para forçar nossa desnuclearização de maneira unilateral, não mais estaremos interessados no diálogo e só poderemos reconsiderar nossa pré-disposição em relação à cúpula", disse o vice-chanceler da Coreia do Norte, Kim Kye-gwan, em nota publicada ontem pela agência estatal "KCNA".
Sobre a ameaça norte-coreana, Trump afirmou que caso o encontro com Kim não ocorra, os EUA darão o próximo passo sobre a questão.
O presidente americano indicou que sua equipe está negociando os detalhes da reunião e que tudo é bastante diferente das informações publicadas pela imprensa.
Presidente egípcio ordena que fronteira com Gaza fique aberta durante Ramadã
O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, ordenou que a passagem da fronteira com a Faixa de Gaza fique aberta durante todo o mês do Ramadã, que começou na quinta-feira, depois que 62 pessoas morreram e 2,7 mil ficaram feridas por conta de disparos realizados pelo Exército israelense, em manifestações na fronteira com Israel.
O líder egípcio anunciou ontem à noite, em um tuíte, que instruiu aos órgãos competentes que façam o necessário para manter aberta a passagem da fronteira terrestre de Rafah, no extremo do nordeste do Egito, durante todo o Ramadã, "para aliviar o fardo dos irmãos da Faixa".
As autoridades egípcias, que mantêm um bloqueio de fato do território palestino e raramente permitem o trânsito pela fronteira, abriram a travessia no último sábado por um período de quatro dias, antes do começo do Ramadã.
Além disso, o Cairo permitiu a entrada no Egito de alguns moradores de Gaza que necessitavam tratamento médico, depois que mais de 2,7 ficassem feridos na última segunda-feira, durante as manifestações perto da fronteira da Faixa de Gaza com Israel.
Nesse mesmo dia, 60 pessoas morreram, a maioria baleada por israelenses, nos protestos contra a mudança da Embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém, e no dia seguinte outras dois morreram durante as comemorações da Nakba (Catástrofe), como denominam os palestinos a fundação do Estado de Israel, há 70 anos.
Brasil
Moro determina prisão do ex-ministro José DirceuO juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, determinou nesta quinta-feira a prisão do ex-ministro José Dirceu.
A ordem de prisão foi expedida pouco depois de o Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF-4) ter confirmado, em segunda instância, a condenação a 30 anos de prisão contra Dirceu pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Com a condenação confirmada em segunda instância e sem a possibilidade de a defesa apresentar mais recursos, Moro determinou que o ex-ministro se apresente até às 17h de amanhã à Polícia Federal. Dirceu deve ficar preso no complexo médico-penal de Curitiba onde estão sendo mantidos os condenados da Lava Jato.
No novo processo, o ex-ministro foi condenado inicialmente por Moro a 23 anos de prisão, mas a pena foi elevado a 30 anos pelo TRF-4. Dirceu é acusado de receber R$ 12 milhões da construtora Engevix em troca de favorecê-la em contratos com a Petrobras.
Ministro chefe da Casa Civil durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dirceu foi um dos principais condenados do Mensalão. O ex-ministro também já tinha sido condenado por Moro em outro caso ligado à corrupção na Petrobras e foi preso em agosto de 2015, mas conseguiu habeas corpus no Supremo Tribunal Federal em maio de 2017 para cumprir a pena em liberdade condicional
Inscrição para o Enem termina nesta sexta-feiraOs estudantes que querem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 têm até as 23h59 da sexta-feira (18), no horário de Brasília, para fazer a inscrição, pela internet, na página do participante do Enem. Até as 18h de quarta-feira (16) foram registrados 5 milhões de inscritos.
Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa do Enem devem fazer a inscrição para a prova. O pagamento da taxa para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, deve ser feito até o dia 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios. Os concluintes do ensino médio da rede pública têm direito à isenção no ato da inscrição, mesmo aqueles que não tiverem solicitado a isenção.
Para se inscrever, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade e criar uma senha. O candidato precisa também informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame.
Com o fim do prazo de inscrição nesta sexta-feira (18) também se encerra a possibilidade de alterar dados cadastrais, a opção do município onde o estudante quer fazer a prova e a opção de língua estrangeira.
Os candidatos que precisarem de atendimento especializado têm que fazer o pedido no ato da inscrição. Quanto ao uso do nome social na prova do Enem, o pedido poderá ser feito entre os dias 28 de maio e 3 de junho.
As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro.
Pernambuco
Sindicato de Transporte Escolar do Estado de Pernambuco afirmou que o micro-ônibus não passou por vistoria do Detran-PE ou da Prefeitura do Cabo
O micro-ônibus que capotou na BR-101 Sul na noite dessa quarta-feira (17), em Jaboatão dos Guararapes, transportando estudantes universitários era clandestino de acordo com o Sindicato de Transporte Escolar do Estado de Pernambuco (Sintespe). O acidente resultou na morte de uma estudante universitária de 19 anos e deixou 15 alunos feridos.
O veículo havia saído da Faculdade dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, com destino ao Cabo de Santo Agostinho, mas capotou no km 84 da BR-101, próximo à fábrica da Vitarella, no bairro de Prazeres, por volta das 22h30 dessa quarta-feira (16).
Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato, o veículo não era vistoriado pelo Departamento de Trânsito do Estado de Pernambuco (Detran-PE) ou pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Além disso, o motorista não seria qualificado para a função.
O assessor do Sintespe, José Bezerra dos Santos, informou que o veículo não estava regularizado junto à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, onde apenas 17 veículos em operação estão autorizados a fazer o tarnsporte. "Mais de 70% dos que operam na cidade com transporte escolar são irregulares", assegura Bezerra.
De acordo com o assessor, os motoristas precisam apresentar atestados de antecedentes criminais e de capacidade física e mental, curso de condutor escolar (oferecido pelo Sest/Senat) e o relatório de pontuação no Detran para obter a autorização municipal ou estadual.
Quando o município não possui lei própria para o transporte escolar, segundo o assessor, o órgão estadual de trânsito - Detran - realiza as vistorias e emite as autorizações. "Estamos solicitando à Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que oriente os municípios a criar sua legislação", afirma Bezerra.
Vítimas
No capotamento, a jovem Juliana Maria da Silva, de 19 anos, que estudava Nutrição na Faculdade dos Guararapes, morreu no local do acidente.
Outras cinco vítimas que foram socorridas para o Hospital Dom Helder Câmara, no município do Cabo de Santo Agostinho, seguem hospitalizadas nesta quinta-feira (17). Naiala Laiena da Silva, de 19 anos, está consciente e respira com a ajuda de aparelhos, mas foi transferida para o Hospital da Restauração, na área central do Recife. Ana Claudia Britto, de 25 anos, sofreu fraturas no pé, quadril e fêmur e teve de passar por cirurgia. Sem previsão de alta, ela apresenta quadro de saúde estável e está consciente e estável.
David Guilherme Ferreira Gomes, Paulo Augusto Silva Oliveira e Michelle Pereira Aracanjo já foram vistos pelos médicos, estão conscientes e orientados, com estado de saúde estável. Eles continuam na unidade de saúde aguardando a realização de novos exames.
Procurada pela reportagem, a Polícia Rodoviária Federal informou não ser autorizada a fornecer a placa do veículo com sua identificação. O Detran, por sua vez, só pode verificar a documentação do micro-ônibus com a placa. A Faculdade Guararapes informou que não possuía qualquer relação com o transporte, o contrato era feito direto com os alunos.
São Lourenço da Mata
Notícias da Prefeitura - São Lourenço da Mata recebe investimento de R$ 72 milhões de construtora baiana
A Prefeitura de São Lourenço da Mata conseguiu captar mais 600 unidades do Programa Minha Casa Minha Vida, orçadas em R$ 48 milhões. O Ministério das Cidades selecionou os projetos dos residenciais São Lourenço 2 e 3, da construtora baiana Sertenge no bairro de Tiúma. As propostas foram as únicas contempladas em Pernambuco nesta edição. Com os dois novos empreendimentos, os investimentos da construtora baiana no município passam a somar R$ 72 milhões, já que a Sertenge já tem em andamento a construção do Residencial São Lourenço 1, no mesmo bairro, com 300 unidades habitacionais.
Ao todo, os três empreendimentos possuem 900 apartamentos e devem gerar 1.200 empregos diretos e indiretos. De acordo com representantes da Sertenge, a expectativa é entregar o primeiro residencial em março do próximo ano e os outros dois 15 meses após a assinatura do contrato com a Caixa, prevista para junho. Os próximos passos do empreendimento serão: registro dos conjuntos em cartórios, aprovação na Prefeitura e licenciamento junto ao CPRH para depois assinatura do contrato com a Caixa e início das obras. Os habitacionais serão entregues com infraestrutura completa, incluindo saneamento e acesso viário.
Ao todo, nos próximos 18 meses, serão entregues à população do município 1.476 unidades habitacionais da faixa 1 do programa, voltado às famílias com renda de até R$ 1.800. Além dos habitacionais São Lourenço 1, 2 e 3; já se encontram em fase de acabamento os conjuntos Dona Lindu 1 e 2, na Estrada da Mumbuca, voltados ao mesmo público. A seleção dos mutuários ficará a cargo da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata e deve ser iniciada tão logo o contrato seja assinado entre a construtora e a Caixa Econômica Federal.
“A área onde serão construídos os empreendimentos, conhecida como Nova Tiúma, vem dando nova destinação a antigas áreas de plantio de cana-de-açúcar, que hoje não são mais utilizadas, além de estar se configurando como um novo eixo de desenvolvimento imobiliário da cidade”, destaca o secretário municipal de Planejamento, Roberto Santos.
“Os projetos são de extrema importância para a cidade, sobretudo neste momento de dificuldade econômica que o País atravessa, pois, além de ajudar a reduzir o déficit habitacional e consolidar São Lourenço como novo eixo de desenvolvimento imobiliário na Região Metropolitana do Recife, contribui para a geração de emprego e renda”, destaca o prefeito Bruno Pereira.
Com uma oferta média mensal de 534 unidades habitacionais em 2017, segundo dados da Fiepe, São Lourenço foi o quarto mercado imobiliário da RMR no ano passado. Além das unidades já confirmadas, há mais cerca de 1,5 mil unidades habitacionais em negociação para serem construídas no município. Juntos, os projetos somam cerca de três mil unidades, o que corresponde a 10% do total de domicílios particulares no município contabilizado pelo IBGE no último censo (2010).
A Prefeitura de São Lourenço da Mata conseguiu captar mais 600 unidades do Programa Minha Casa Minha Vida, orçadas em R$ 48 milhões. O Ministério das Cidades selecionou os projetos dos residenciais São Lourenço 2 e 3, da construtora baiana Sertenge no bairro de Tiúma. As propostas foram as únicas contempladas em Pernambuco nesta edição. Com os dois novos empreendimentos, os investimentos da construtora baiana no município passam a somar R$ 72 milhões, já que a Sertenge já tem em andamento a construção do Residencial São Lourenço 1, no mesmo bairro, com 300 unidades habitacionais.
Ao todo, os três empreendimentos possuem 900 apartamentos e devem gerar 1.200 empregos diretos e indiretos. De acordo com representantes da Sertenge, a expectativa é entregar o primeiro residencial em março do próximo ano e os outros dois 15 meses após a assinatura do contrato com a Caixa, prevista para junho. Os próximos passos do empreendimento serão: registro dos conjuntos em cartórios, aprovação na Prefeitura e licenciamento junto ao CPRH para depois assinatura do contrato com a Caixa e início das obras. Os habitacionais serão entregues com infraestrutura completa, incluindo saneamento e acesso viário.
Ao todo, nos próximos 18 meses, serão entregues à população do município 1.476 unidades habitacionais da faixa 1 do programa, voltado às famílias com renda de até R$ 1.800. Além dos habitacionais São Lourenço 1, 2 e 3; já se encontram em fase de acabamento os conjuntos Dona Lindu 1 e 2, na Estrada da Mumbuca, voltados ao mesmo público. A seleção dos mutuários ficará a cargo da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata e deve ser iniciada tão logo o contrato seja assinado entre a construtora e a Caixa Econômica Federal.
“A área onde serão construídos os empreendimentos, conhecida como Nova Tiúma, vem dando nova destinação a antigas áreas de plantio de cana-de-açúcar, que hoje não são mais utilizadas, além de estar se configurando como um novo eixo de desenvolvimento imobiliário da cidade”, destaca o secretário municipal de Planejamento, Roberto Santos.
“Os projetos são de extrema importância para a cidade, sobretudo neste momento de dificuldade econômica que o País atravessa, pois, além de ajudar a reduzir o déficit habitacional e consolidar São Lourenço como novo eixo de desenvolvimento imobiliário na Região Metropolitana do Recife, contribui para a geração de emprego e renda”, destaca o prefeito Bruno Pereira.
Com uma oferta média mensal de 534 unidades habitacionais em 2017, segundo dados da Fiepe, São Lourenço foi o quarto mercado imobiliário da RMR no ano passado. Além das unidades já confirmadas, há mais cerca de 1,5 mil unidades habitacionais em negociação para serem construídas no município. Juntos, os projetos somam cerca de três mil unidades, o que corresponde a 10% do total de domicílios particulares no município contabilizado pelo IBGE no último censo (2010).
0 Comentários