Generalidades Notícias, Número 53:

Mundo
Mais de 30 famílias deixam suas casas por conta de incêndio na Inglaterra
Um total de 34 casas foram evacuadas após um incêndio em Saddleworth Moor, na área da chamada Grande Manchester, no norte da Inglaterra, apesar de não ter relatos de feridos, segundo informou, nesta quarta-feira, a polícia local.

O fogo, classificado pelas forças da ordem como de grandes proporções, começou no último domingo, mas nos últimos dias se estendeu devido as altas temperaturas nesta semana na Inglaterra.

A polícia da Grande Manchester afirmou que 34 casas foram evacuadas ontem à noite na região de Calico Crescent depois que os ventos espalharam as chamas nesta área residencial.

"Estamos em contato com o Exército, que está preparado para se houver alguma necessidade", afirmou a polícia, através do Twitter.

As autoridades municipais informaram que duas escolas, Mossley Hollins High e Buckton Vale Primary, permanecerão fechadas enquanto os bombeiros tentam controlar o fogo.

O gerente do Serviço de Resgate e Bombeiros da Grande Manchester, Phil Nelson, afirmou hoje aos veículos de imprensa que os bombeiros trabalham "em um incêndio difícil e trabalham duro para conter as chamas e evitar que o fogo se espalhe. Os bombeiros enfrentam circunstâncias muito difíceis, um calor intenso".


Temer oferece ajuda para que crianças brasileiras nos EUA retornem ao país
O presidente Michel Temer recebeu nesta terça-feira em Brasília o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e abordou com ele a situação "extremamente sensível" da separação das crianças das famílias que tentam ingressar ilegalmente nesse país.

"Disse que se trata de questão extremamente sensível para a sociedade e o governo brasileiro. Pedi, por isso mesmo, sua especial atenção para assegurar a rápida reunião das famílias", declarou Temer em um pronunciamento conjunto com Pence.

Temer garantiu também que, durante sua reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos, ambos decidiram "trabalhar juntos na busca de uma solução" e inclusive ofereceu cooperação para trazê-las de volta ao Brasil.

"O governo brasileiro está pronto para transportar as crianças ao Brasil, se esse for o desejo das famílias", assegurou.

Segundo cálculos das autoridades consulares, cerca de 50 crianças brasileiras permanecem separadas nos Estados Unidos das suas famílias, que da mesma forma que as de muitos outros países tentaram ingressar de forma ilegal nesse país.

Nesse sentido, Pence afirmou que o governo de Donald Trump "trabalha para unir as famílias", entre elas as brasileiras, mas também advertiu que que "assim como os Estados Unidos respeitam as soberanias de outros países, exigem que respeitem a sua".

Apesar da onda de críticas que os Estados Unidos receberam pela separação das crianças dos seus pais, Pence afirmou que seu país é "o lar que mais recebe positivamente os imigrantes" e ressaltou que isso está na própria origem da nação.

No entanto, também assegurou que os Estados Unidos "se orgulham de serem um país que respeita fronteiras e cumpre a lei".


Brasil
Pence visita Brasil para tratar sobre crise migratória, Venezuela e tarifas
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, chegou nesta terça-feira a Brasília, onde discutirá com o líder Michel Temer a situação da Venezuela e dos filhos de imigrantes brasileiros separados de seus pais nos Estados Unidos, entre outros assuntos.

Na agenda também figuram o impacto negativo das tarifas que os Estados Unidos impuseram ao aço e ao alumínio brasileiro, e a assinatura de um protocolo sobre cooperação espacial.

O vice-presidente chegou à capital brasileira sob fortes medidas de segurança e seu primeiro compromisso será uma reunião com o pessoal da embaixada dos Estados Unidos no país.

Depois, Pence será recebido por Michel Temer no Palácio do Planalto e posteriormente ambos se dirigirão à sede da chancelaria, onde será oferecido um almoço à delegação dos Estados Unidos.

A situação dos filhos de imigrantes nos Estados Unidos foi alvo de fortes críticas no Brasil, sobretudo porque, segundo dados do Ministério de Relações Exteriores, ainda cerca de 50 crianças brasileiros permanecem separados dos seus pais.

Desde Brasília, Pence viajará para a cidade amazônica de Manaus, onde amanhã deve visitar um dos centros de amparo que as autoridades brasileiras instalaram para prestar assistência a imigrantes venezuelanos, que no último ano e meio chegaram em massa ao Brasil.

Segundo os cálculos do Governo, cerca de 50 mil venezuelanos estão em território brasileiro, onde chegaram em busca de uma vida melhor e fugindo da grave crise política, econômica e social que assola o país.

Após a visita a Manaus, Pence partirá rumo ao Equador, segunda escala de sua terceira viagem pela América Latina, que acabará na Guatemala e que, pela primeira vez, incluiu o Brasil.

STF manda soltar ex-ministro José Dirceu

Por 3 votos a 1, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (26) suspender a execução da condenação do ex-ministro José Dirceu a 30 anos de prisão na Operação Lava Jato.

Por 3 votos a 1, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal(STF) decidiu nesta terça-feira (26) suspender a execução da condenação do ex-ministro José Dirceu a 30 anos de prisão na Operação Lava Jato. Com a decisão, Dirceu deverá ser solto. Ele cumpre a pena na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

A decisão foi tomada a partir de um habeas corpus protocolado pela defesa de Dirceu. Votaram pela soltura o relator, Dias Toffoli,e os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato no STF, votou contra a concessão da liberdade. A maioria entendeu que o cálculo da pena pode ser revisto e Dirceu pode aguardar em liberdade o julgamento do recurso contra a condenação.

Pernambuco
Oportunidade: 46 mil bolsas para cursos de graduação e pós em Pernambuco
Iniciativas de apoio educacional facilitam o ingresso em diversos cursos; Quem está fora do mercado, quer dar continuidade na área de formação ou tentar uma nova carreira pode contar com iniciativas de apoio para retomar os estudos, atualizar o currículo e conquistar melhores oportunidades; Saiba mais

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Censo da Educação Superior, a procura por um curso de graduação tem aumentado, atingindo a marca de quase 3 milhões de alunos matriculados. A pós-graduação segue o mesmo ritmo já que os profissionais percebem a importância de investir constantemente em qualificação.

Quem está fora do mercado, quer dar continuidade na área de formação ou tentar uma nova carreira pode contar com iniciativas de apoio para retomar os estudos, atualizar o currículo e conquistar melhores oportunidades. O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, está ofertando, em Pernambuco, mais de 46 mil bolsas de estudo - entre graduação e pós-graduação - para educação superior. Muitos investem em cursos de especialização como meio de manter-se ou recolocar-se no mercado de trabalho

O pernambucano Alcides Pasinetti, de 23 anos, resolveu investir na especialização visando ingressar na área sonhada. “Hoje trabalho mas minha área de interesse é a Logística Empresarial. Por isso, busquei fazer esse curso cuja temática está em alta. Foi a única forma de me manter presente e aprender um pouco mais sobre a área de Logística”, explica. Alcides é formado em Administração e, atualmente, trabalha em um escritório de contabilidade. Para conseguir se especializar, ele contou com apoio do programa de bolsas de estudo do Educa Mais Brasil e conseguiu um desconto de 50% nas mensalidades. “Mesmo com essa crise, não deixei de me especializar. Alterativas como essa são muito importantes”.

Já Rafaele Santos, da Bahia, encontrou na pós-graduação uma oportunidade de qualificação conciliando com a área que está trabalhando atualmente. “Procurei uma pós-graduação para me qualificar e melhorar meu desempenho profissionalmente. Afinal, especialização é, cada vez mais, necessário. Na graduação você aprende por vários ângulos, mas só com uma especialização é possível entender especificamente sobre determinada área”, afirma.

A pós-graduanda se prepara para cursar MBA em Finanças Auditoria e Controladoria na Faculdade UNIME, com bolsa de estudo de 40%, que também conseguiu através do programa Educa Mais Brasil. “Cursar uma pós-graduação sem uma bolsa de estudo, neste exato momento da minha vida, seria inviável. Eu teria que esperar o outro ano mas, como consegui esse benefício, não poderia perder a oportunidade. O Educa Mais Brasil facilita muito os estudos”, pontua.

Investir em um curso de pós-graduação é uma boa escolha para voltar ao mercado de trabalho mais qualificado ou mesmo se manter atualizado em tempos de alta competitividade. No entanto, apesar de propício, o investimento nos estudos pode ser alto, o que torna a realização distante da realidade para muitos que não têm condição de pagar o valor integral das mensalidades.

A alternativa é recorrer a Bolsas de Estudo

Quem deseja uma qualificação, mas não pode arcar com as mensalidades pode optar por uma bolsa de estudo. O Educa Mais Brasilpossui parcerias com diversas faculdades, centros universitários e universidades do país. As bolsas podem chegar até a 70% de desconto. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do site. Há opções para cursos presenciais e a distância.

Abono salarial deve ser sacado até esta sexta
Mais de 2 milhões de trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial

O prazo para os trabalhadores sacarem o PIS/Pasep termina nesta sexta-feira (29). Os recursos do abono salarial devem ser retirados nas agências da Caixa Econômica Federal, que paga o PIS, e do Banco do Brasil, responsável pelo Pasep.


Ao todo, mais de 2 milhões de trabalhadores não sacaram o abono salarial. Segundo o Ministério do Trabalho, há disponível R$ 1,6 bilhão. Quem tiver direito e não fizer o saque ficará sem o dinheiro.

O abono do PIS/Pasep é destinado a profissionais da iniciativa privada e servidores que trabalharam formalmente no ano-base de 2016, ganhando até dois salários mínimos. Além disso, é necessário estar inscrito há pelo menos cinco anos no fundo PIS/Pasep. Já a cota é paga para quem trabalhou com carteira assinada ou foi servidor de 1971 a 4 de outubro de 1988.

Na sexta-feira (29), vence também o prazo para profissionais que trabalharam formalmente neste período e, hoje, têm idade entre 57 e 59 anos. Neste caso, porém, o trabalhador terá uma nova chance de resgatar o dinheiro: a partir de 8 de agosto, quando já receberá os valores considerando o rendimento anual do fundo. A data-limite vence em 29 de setembro. Depois, a cota só será liberada nas situações já previstas na lei, como ter idade acima de 60 anos.

André Ferreira: 'Nosso primeiro plano sempre foi buscar uma vaga na Câmara Federal'
Após oficializar seu ingresso no bloco de oposição no estado, o deputado André Ferreira (PSC) garantiu que está disposto a “jogar em qualquer posição”, dentro do grupo. E, caso não tenha a indicação para uma vaga ao Senado, disputará a eleição parta deputado federal. Segundo ele, esta possibilidade sempre foi cogitada dentro do núcleo familiar.
Ao se referir à sua entrada no bloco oposicionista, disse que a decisão partiu de sua própria descrença na gestão do governador Paulo Câmara (PSB). “Este governo não tem mais capacidade de governar. Estamos nesse grupo não para impor posições, mas sim por acreditar que é o melhor para Pernambuco (...) A gente está conversando. Chegamos hoje. Vamos construir isso dentro da frente. Saímos do governo por não acreditar mais naquele projeto. Política não se faz com imposição e sim com diálogo e isso falta no governo”, argumentou.

Tamanho do grupo
Seu irmão, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), adotou um tom ainda mais contundente o governo socialista. “Todas as promessas que foram feitas para construção desse palanque não foram cumpridas. É um governo com um tom arrogante. Fiz questão de entregar os espaços, ao contrário de outros que buscam ampliar os espaços através da barganha. Em nenhum momento teve definição de chapa para senador. Como alegam isso? É um governo que mente e não sabe reconhecer o tamanho que tem nosso grupo”, pontuou. Ao se referir à sua entrada no bloco oposicionista, disse que a decisão partiu de sua própria descrença na gestão do governador Paulo Câmara (PSB). “Este governo não tem mais capacidade de governar. Estamos nesse grupo não para impor posições, mas sim por acreditar que é o melhor para Pernambuco (...) A gente está conversando. Chegamos hoje. Vamos construir isso dentro da frente. Saímos do governo por não acreditar mais naquele projeto. Política não se faz com imposição e sim com diálogo e isso falta no governo”, argumentou.

Tamanho do grupo
Seu irmão, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), adotou um tom ainda mais contundente o governo socialista. “Todas as promessas que foram feitas para construção desse palanque não foram cumpridas. É um governo com um tom arrogante. Fiz questão de entregar os espaços, ao contrário de outros que buscam ampliar os espaços através da barganha. Em nenhum momento teve definição de chapa para senador. Como alegam isso? É um governo que mente e não sabe reconhecer o tamanho que tem nosso grupo”, pontuou.


Com EFE, Folhape

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu