O plano petista para ficar no poder por muito tempo era quase perfeito:
1) Bolsa família atendendo cerca de um quarto da população do país. Na prática, funciona tambem como um ''bolsa-voto''.
2) Bolsa BNDES para empresários metacapitalistas: 70% do dinheiro emprestado pelo BNDES vai para empresas com faturamento anual de mais de R$ 300 milhões. Na prática, muitas destas empresas beneficiadas se tornam doadoras de campanha. Sem contar os empréstimos para obras fora do país, para países com governantes alinhados ideologicamente.
3) Criação de várias universidades federais pelo Brasil, sempre repletas de cursos de humanas (história, jornalismo, ciencias sociais, filosofia), de onde sairão os futuros professores e jornalistas que espalharão a ''mensagem'' esquerdista.
4) Leis Rouanet e similares distribuíndo mais de R$ 1 bilhão por ano, via renúncia fiscal do governo. Na prática, funciona como um ''bolsa-artista'', que não existiria num eventual governo realmente liberal. Assim, conseguem o apoio da classe artística, cuja opinião é muito valorizada pelo povão.
5) Verbas de publicidade do governo e das estatais distribuídas sem critério de audiência (fiz um capítulo no ''Não, Sr. Comuna! - Volume 2'' mostrando as discrepâncias). Na prática, muitas empresas de mídia mais alinhadas ideologicamente com o PT receberam proporcionalmente mais verbas de publicidade estatais durante os governos petistas.
6) Quanto mais tempo ficam no poder, mais ministros do STF foram sendo indicados pelos presidentes petistas (quando um dos 11 ministros se aposentam, o presidente indica outra pessoa para o lugar dele). Lula indicou um até ex-advogado do partido nas campanhas presidenciais dele de 1998, 2002 e 2006. Tudo dentro da lei.
Este é um pequeno resumo, existem certamente mais fatores que colaborariam para manter o PT por muito tempo no poder.
Por sorte, o plano não deu certo: o congresso em sua maioria (ainda?) não é alinhado ideologicamente com o PT, ainda temos uma imprensa livre (ainda que influenciada muitas vezes pela $ estatal), liberais e conservadores na internet começaram a ganhar espaço e expor suas opiniões, e o PT e a esquerda (ainda?) tem pouco apoio militar, graças à descentralização do poder militar (as polícias são comandadas na prática pelo governador de cada estado) aliada ao pouco prestígio que a esquerda tem entre os militares (pelo menos entre os do ''baixo clero'') das forças armadas.
Tudo isso colaborou para o ''plano'' de permanecer ''n'' anos no poder ruísse na 1ª crise econômica do governo Dilma.
Felizmente, não deu tempo do PT aparelhar quase tudo que fosse necessário para ficar ainda mais tempo no poder.
E existe muita coisa feita por eles que precisa ser desfeita.
Escapamos, por pouco. Mas não dá para incorrer no mesmo risco mais uma vez.
Exclusivo: WhatsApp brasileiro perde função financeira em dezembro
-
O mensageiro WhatsApp vai desativar a transferência entre pessoas físicas
com cartão de débito. Mudança ocorre em 19 de dezembro.
Exclusivo: WhatsApp bra...
Há uma hora
0 Comentários