Renato Rabelo |
Se duas pessoas se associam para montar um negócio, o lógico é que AS DUAS queiram crescer juntas, aprender uma com a outra, resgatar uma à outra em um momento de crise, reinvestir juntas em um momento de fartura.
Mas o que eu vejo por onde quer que eu vá é um egoísmo e uma ganância tão CEGA que as pessoas se associam para passar a perna uma na outra. Para dar o maior desfalque possível e correr. Para encher a boca para dizer que foi esperto e que o prejudicado foi feito de trouxa.
Sabe quantas pessoas enriquecem assim? Nenhuma! Sabe quantas empresas crescem assim? Nenhuma! Sabe quantas necessidades dos clientes são supridas assim? Nenhuma! No LONGO PRAZO todo mundo perde.
Tem tanta gente reclamando da gasolina cara em minha região, da provável formação de um cartel local e lamentando sobre como seria bom ver real concorrência neste lugar, com um produto bom e um pouquinho - só um pouquinho - mais barato do que o que oferecem hoje.
Mas sabe por que a situação vai continuar assim? Por que sempre que pergunto se alguém já pensou em fazer uma associação para abrir concorrência real todo mundo me retorna a mesma resposta: "eu tenho medo de ser passado para trás". "Ser sócio é suicídio". "Para bater de frente você teria que ter um grupo muito unido".
Enquanto a malícia reinar, a miséria também vai reinar. O nosso problema não é só falta de chuvas - é falta de fé. Do que adianta ganhar o mundo e perder a alma? E do que adianta ir com muita sede ao pote e quebrar o pote?
A bondade é bom negócio, meus caros. Para todos!
Que o amor de Cristo reine em cada um de vocês!
0 Comentários