![]() |
Aurélio Schommer |
- Não entendo como pode haver pobre de direita, gay de direita, maconheiro de direita e feminista de direita.
Escapa ao sujeito que faz todo sentido ao pobre ser de direita, pois no socialismo ele não pode ambicionar mudar de condição. Em sociedades de livre mercado, isso está ao alcance de seu esforço pessoal, adicionalmente de um pouco de sorte e da disponibilidade de uma educação pública bem gerida (com vouchers no lugar de professores grevistas, por exemplo).
Escapa-lhe que o gay de direita não só é natural, como todos os gays que se preocupem acima de qualquer outro ponto com a liberdade para a própria condição deveriam ser de direita. Somente em países de base ocidental e livre mercado é possível ter liberdade sexual. Em países socialistas, orientação sexual é considerada um "desvio burguês", geralmente reprimida. Em países refratários aos valores do Ocidente, tampouco a orientação sexual é respeitada. Por fim, foi uma sociedade homonormativa, a única sociedade complexa com essa característica em toda história, a fundar o Ocidente: a Grécia Antiga.
Escapa ao juízo de ideólogo tão limitado que o consumo de drogas psicoativas, exceto álcool, é duramente reprimido em países socialistas. Apenas no Ocidente, em sociedades de livre mercado, existe descriminalização do uso e debates sobre liberação, a propósito em vigor em alguns estados americanos e nos Países Baixos, nações ícones do livre mercado.
Por fim, deveria o fã de Stálin relembrar que nunca nenhuma nação socialista foi governada por uma mulher. Além disso, na história das sociedades complexas, em todas elas o espaço público de decisão esteve vetado às mulheres, exceto nas sociedades ocidentais de base cristã.texto de 2018
Aurélio Schommer é autor de O Evangelho segundo a filosofia, do filósofo Jesus às ideias sobre Jesus, editora Record.
0 Comentários