Presidentes e Presidente:

Aurélio Schommer
Depois dos generais, tivemos três presidentes polidos e comedidos nas palavras: Sarney, FHC e Temer.

Collor, Itamar e Lula tinham seus dias de causar.

Dilma era Dilma, mas certamente o "cachorro atrás" e a "mandioca" seriam relevados não fosse ela uma gestora desastrada e desastrosa.

Dito isso, o Brasil tem hoje a direita fechada com o governo e com o presidente; a direita clean, afinada com Paulo Guedes, mas "eu não me misturo com essa gentalha", como se o ministro não tivesse sido nomeado pelo presidente; a esquerda; e a imensa maioria, que não liga muito para isso, quer saber se a economia crescerá e se a gestão pública resolverá os problemas agudos do país. Essa maioria nunca simpatizou com os polidos (uma elite no poder desde sempre) e não definirá seu voto em 2022 com base em disputas historiográficas ou de retórica ideológica.

...

O discurso de certo centro-direita clean de crítica às palavras do presidente Bolsonaro basicamente se repete: "oh, ele falou isso, como pode?". Já as palavras do presidente propriamente ditas são variadas e imprevisíveis. Qual dos dois cansa? O clean pode ser bonitinho como opção estética, mas não tem graça, é sempre a mesma coisa.
...

- Você viu?
- Vi.
- O que achou?
- Não parei para pensar.
- Duvido.
- Sua dúvida é razoável.
- Você está sendo pusilânime.
- Entenda como quiser e é claro que me importo com sua opinião sobre mim, mas me reservo o direito de manter tudo que eu já disse (por escrito sobretudo) e deixar para o futuro o que eu talvez tenha a dizer sobre hoje. Posso lhe garantir, porém, que a conjuntura me interessa mais do que um fato isolado e indicadores outros são a mim mais relevantes do que reações individuais ou de algumas manadas.
- Então me diga o que vai acontecer.
- Não sei. Não tenho bola de cristal, nunca previ o futuro, no máximo dei alguns palpites a título de possibilidades. Se o passado é incerto (e o é), que dirá o futuro. Assim, tenho meus princípios, não os exijo de ninguém além de mim mesmo, tento compreender a todos, sobretudo tento compreender como ideias gerais são absorvidas. Julgo já ter dito muito e ser uma boa hora para ver e ouvir. Volto à resposta a sua pergunta inicial: eu vi
Autor de O Evangelho segundo a filosofia, do filósofo Jesus às ideias sobre Jesus, editora Record.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu