Putin: Os temores do renascimento da URSS estão sendo superados

Em 19 de abril, a TASS (agência de notícias estatal da Rússia) publicou a transcrição de recentes declarações de Putin [1] para o canal de televisão Россия-1 (Rússia-1) [2] sobre a União Econômica Eurasiática (UEE).

“Os temores do renascimento da URSS nos países pós-soviéticos estão sendo gradualmente superados, já que a união de [nossas] forças é benéfica para todos”. Ele também declarou que as vantagens sentidas por estes países na sua integração fazem o recuo das fobias do passado ser “inevitável”. “Para as repúblicas da antiga União Soviética, isto é absolutamente natural”, enfatizou.

Ele cita como algumas das vantagens claras desta integração inter-étnica o idioma russo e a infraestrutura comum de transporte, energia e comunicações. “Usando todas essas vantagens que foram desenvolvidas ao longo de décadas, senão séculos, aumentamos a nossa competitividade”. A UEE é composta atualmente pela Rússia, Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão.

“Alguns de nossos colegas ocidentais até recentemente não queriam sequer conversar com o nosso meio econômico – quer dizer, econômico, não político, não militar”. Mas agora o seu bem sucedido “sistema de relações (...) é resultado do fato de não seguirmos o caminho da pressão (...) - quando [os] compromissos são alcançados de forma voluntária, eles são cumpridos e realmente funcionam”.

Apesar de todas as vantagens descritas por Putin, ele garante: “Não temos pressa de expandir ou pular certos estágios. Estamos observando os processos de integração que estão se desenvolvendo em outras regiões do mundo, [e vimos que] muitas dificuldades surgiram na Europa”. Na sua opinião, “é necessário avançar gradualmente, lentamente”.

Avançar gradualmente é o que a Rússia está fazendo também no campo militar, como no caso das invasões da Geórgia e da Ucrânia. As dúvidas vão ficando cada vez menores de que a Rússia está tentando recuperar o que perdeu no fim do milênio passado e devemos prestar atenção em seus futuros avanços.

FONTES

[1] Disponível (em russo) em: https://tass.ru/politika/8281131.

[2] Disponível (em russo) em: https://russia.tv/video/show/brand_id/63170/


Renato Rabelo, 29, é pesquisador independente de inteligência militar, tradutor e aluno do Curso Online de Filosofia de Olavo de Carvalho.

Facebook: https://www.facebook.com/IniciativaRenatoRabelo

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu