Dobrando à Direita: Recife, o presidente é salomônico no primeiro turno; faz sentido.

Publicação do presidente Jair Bolsonaro hoje, 28 de agosto, às 9 horas:
Ele já havia dito em mais de um momento sobre não interferir: "não pretendo" (veja post anterior da série Dobrando à Direita), uma maneira "diplomática" de dar um tempo e ver como fica. Acredito que viu mais de um dizendo: "Estou com Bolsonaro, sou de direita "desde pequenininho" e uns mais ousados apresentaram até um "Bolsonaro está comigo". Da mesma maneira deve ter sabido de alguns grupos, pessoas à direita a quantas anda o apoio desses a essas pessoas que autoafirmaram-se a atribuíram a outra o que tal não disse.

Os três grupos mais citados localmente: Bolsonaro PE apostou em Alberto Feitosa, o Direita Pernambuco ainda procura maior convergência e coerência de algum pretendente, sendo mais exigente que as declarações dadas nesse período e o Endireita Pernambuco, que esteve presente em uma série de sabatinas aos prefeituráveis mais alinhados, simpáticos à direita, está terminando uma espécie de plataforma para colher as escolhas de aderentes, simpatizantes.

Na pressa e com tantos dizendo algo que o tempo, ações concretas e pessoas próximas, mais distantes seriam confirmações, parecem os fundamentos para que Jair Bolsonaro diga algo como "Por enquanto não". Lembranças de Joices, Witzels, Dórias e tantos outros devem vir à mente. Nenhum deles aparentava o que são hoje, de fato. Não são as mesmas pessoas, é verdade, mas as ações "amistosas" do início, ah essas são. Também há em jogo um cargo importante, nos degraus da miudeza política do dia - suporte a 2022.  

O Salomônico aqui é ninguém, nesse momento. Se nenhum dos que dizem ser "muy amigos" do capitão e "querem retirar a esquerda da prefeitura" convergem para um único postulante no Recife, porque o ônus do apoio deveria ser de uma pessoa? É o único adulto na sala?

No momento deste texto, 28 de agosto, a poucos dias do início das convenções, cabem as últimas tentativas desses a fim de estabelecerem, quem sabe, duas postulações na oposição, tendo hoje três pré-candidatos que se dizem bolsonaristas e outros que não são "nem quentes, nem frios".

Diferentemente das "publicações engajadas" dos "qualquercoisanews", pagas ou não, que fazem sinuosa costura para favorecer um desses, aqui, neste periódico, em publicações anteriores já se deram caminhos para a boa escolha.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu