INSPIRADOR: Primeira pessoa com síndrome de Down completa o triatlo Ironman


No dia 7 de novembro, Chris Nikic fez história, tornando-se a primeira pessoa com síndrome de Down a completar um triatlo Ironman. O evento atlético é considerado um dos mais árduos do mundo, consistindo em uma natação de 4 km
, corrida em bicicleta por 180 km e corrida de 42 km - tudo devendo ser concluído dentro de um prazo de 17 horas. O feito incrível provou que os médicos estavam errados sobre o que as pessoas com síndrome de Down podem fazer e inspirou pessoas ao redor do mundo.

De acordo com o Orlando Sentinel, os médicos disseram que Nikic nunca seria capaz de fazer algo tão extenuante quanto um Ironman. "Os médicos e especialistas disseram que eu não podia fazer nada", disse Nikic. "Então eu disse: 'Doutor! Especialistas! Você precisam parar de fazer isso comigo. Você estão errados!'"

Nikic competia em triatlos desde os 16 anos, mas teve que parar brevemente por dois anos depois que uma série de cirurgias no ouvido afetou seriamente sua saúde, incapacitando-o de nadar na piscina ou andar de bicicleta. Mas ele lutou para voltar. "Ele deixou de ser quase incapaz de fazer qualquer coisa e passou a correr um triatlo olímpico de distância", disse seu pai, Nik Nikic, à equipe dos EUA no início deste ano.

Ao lado de Dan Grieb, um corretor de imóveis que também trabalha como treinador de Nikic, o jovem com síndrome de D
own treinou três horas por dia em spinning, ioga, artes marciais em grupo, Zumba e basquete, além de manter seu treinamento de triatlo. "Eu não uso minha condição como uma desculpa," disse Nikic. "Em vez disso, trabalho mais duro ... Meu pai me disse: 'Nunca duvide dos seus sonhos, Chris.' Ele me disse que Deus me deu presentes. Eu nunca duvido dos meus sonhos agora."
Nikic para e dá abraços. Foto - Facebook

Nikic também compete nas Olimpíadas Especiais, e Timothy Shriver, presidente das Olimpíadas Especiais, disse que uma diferença excepcional dos atletas normais. "A maioria das pessoas quer que a atenção a elas seja melhor do que a dos outros", disse Shriver ao USA Today. "Chris quer atenção para se conectar com outras pessoas. Quando você tem atletas profissionais que adquirem fama, eles levantam muros para outras pessoas. Com nossos olímpicos, derrubam paredes."

Essa atitude foi demonstrada durante todo o triatlo Ironman, quando Grieb e Nikic pararam para abraços motivadores, tanto entre si quanto com os espectadores torcendo por eles durante a corrida. Grieb tinha que se certificar especificamente de que Nikic estava pronto não apenas para as dificuldades físicas da corrida, mas para o quão difícil seria mentalmente terminar. "Obviamente, o Ironman não perdoa e Chris não tem folga", disse Grieb ao USA Today no início deste ano. "Você tem que nadar a distância completa, correr a maratona completa e pedalar o tempo todo. Isso não muda para ninguém. Chris vai se deparar com o muro - onde será necessário um certo nível de determinação e resistência mental para passar. Ele é apresentado em todas as suas práticas que tem o que é preciso, porque ele foi preparado mentalmente por meio da repetição."

Por isso, Grieb fez questão de mantê-lo motivado, durante os intervalos, lembrando a Nikic de todos pelos quais ele estava disputando a corrida. Nos três quilômetros finais do triatlo, o Ironman foi ao ar no Facebook , com mais de 26.000 pessoas assistindo Nikic cruzar a linha de chegada, com Grieb incentivando Nikic a continuar.

"Você é quase um Ironman, amigo", disse Grieb. "Você fez isso. Você lutou contra toda a dor psicológica e fez o seu melhor. Este foi o seu melhor esforço, não foi? Não foi? Você fez isso por Nick. Você fez isso por Patty. Você fez isso por todas as outras pessoas com síndrome de Down, certo? E todos os pais, que ouvem todas as coisas terríveis que [inaudível] não vão conseguir. Você vai provar que todos estão errados, não é? "

Outros atletas do Ironman correram ao lado dele, oferecendo motivação e encorajamento para ele terminar, fornecendo água e energéticos para sustentar Nikic. As pessoas ao longo da rota o aplaudiram, dando cumprimentos e abraços. Em algum ponto durante a corrida, Nikic aparentemente machucou uma de suas pernas, já que as fotos das partes de ciclismo e corrida mostram sangue escorrendo de sua perna . Mas ele nunca desistiu, e Mike Reilly, o Ironman Voice, o recebeu na linha de chegada.

"Lá vem ele!" A voz de Reilly cresceu quando Nikic se aproximou. "Ele é de Maitland, Flórida, 21 anos! Vamos dar as boas-vindas à linha de chegada e dar isso a ele ... Chris Nikic! Você é um Ironman! Você conseguiu, Chris!" Sua família também o encontrou na linha de chegada, envolvendo-o em abraços enquanto choravam.

O Ironman comemorou a incrível realização de Nikic no Facebook, mantendo os seguidores atualizados sobre seu progresso. Quando ele terminou, ele foi oficialmente recebido na família Ironman exclusiva.
Pessoas em todo o mundo assistiram à jornada de Nikic, no dia 7 de novembro, incluindo famílias com síndrome de Down que viajaram para a Flórida para assistir e torcer por ele. Uma delas foi Karen McConeghy Prewitt, cujo filho, Caleb, tem síndrome de Down. Depois disso, ela postou no Facebook sobre o que significa a conquista da Nikic - para a Nikic, para a comunidade da síndrome de Down e para todos aqueles que afirmam que as pessoas com deficiência não podem fazer coisas incríveis.

“Enquanto víamos a história se desenrolar no local por 17 horas, foi realmente incrível ver as mensagens chegando de todo o mundo”, escreveu McConeghy Prewitt. “Pessoas que tiveram filhos com síndrome de Down. Pessoas com síndrome de Down. Outros atletas. Meios de comunicação. 'Pessoas normais. Tudo com mensagens de esperança e inspiração. O mantra de Chris de 1% melhor e inclusão alcançou novos ouvidos. Essa é uma vitória maior, amigos. Oremos para que médicos, outros profissionais médicos, educadores e comunidades empresariais ouçam a mesma mensagem. Quantas vidas foram tocadas por este jovem?"

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu