Alemanha - O desenvolvedor-chefe da vacina da Biontech não se vacinará:

Ugur Sahin

Ao menos, até o momento. Declaração surpreendente do chefe da Biontech.

No setor marítimo, o capitão deve ser sempre o último a desembarcar em caso de acidente - nem preciso dizer. Por outro lado, espera-se que os chefs provem o que eles próprios prepararam. Isso é especialmente importante quando não há muita confiança no cozinheiro ou na comida. Diz-se que governantes suspeitos, incluindo os do presente, têm provadores prontos.

Como há muitas reservas sobre a vacina corona, incluindo a da empresa alemã Biontech, também seria um forte sinal se seu chefe, Ugur Sahin, fosse um dos primeiros a ser vacinado - o que ele não fez até agora, embora sua vacina esteja por aí, estando aprovada nos EUA. Por exemplo, um colega em um programa jornalístico perguntou ao fabricante-chefe da vacina se ele estava planejando dar um bom exemplo: "Não seria um forte sinal para todos que ainda estão hesitando, que ainda não estão estão prontos para serem vacinados se vocês se vacinarem, de acordo com o lema, olha aqui, eu, o desenvolvedor, estou pronto para me vacinar', para que todos vejam o quanto confio no meu desenvolvimento?”

Sahin aparentemente teve um momento de choque, porque ele precisou de um momento para responder, e parecia um pouco constrangido: "Sim, nós, bem, eu, claro, uh, adoraríamos, uh, ser vacinados também, só temos que ver, que sigamos o embasamento legal, teremos que produzir mais de 1,3 bilhão de doses de vacina nos próximos 12 meses, é importante que nenhum funcionário falte, por isso pensamos em encontrar uma forma que nos convenha legalmente também, e tenhamos permissão para proteger nossos funcionários, mas isso ainda está sendo visto.” Você pode ver a declaração aqui. (coloque a legenda em português)

O desenvolvedor chefe se preocupa em aplicar a vacinação em seus funcionários porque pode falhar? Ou é o contrário? Porque é igualmente possível interpretar a sua declaração no sentido de que quer que os seus empregados sejam protegidos pela vacinação, mas não tem permissão para o fazer. Sahin é realmente tão desajeitado com frases? Ou ele se salva propositalmente em uma forma nebulosa de expressão?

Quando perguntei, na coletiva federal de 14 de dezembro, se algum membro do governo federal queria ser vacinado rapidamente, também não houve resposta positiva, apenas silêncio (veja aqui no texto e aqui no vídeo). Mesmo o presidente e o chanceler da Áustria ainda não foram vacinados ( veja aqui ).


Apenas "não esperada"?

Em uma entrevista com Claus Kleber na ZDF, Sahin disse que “nenhuma mudança genética é esperada” devido ao uso controverso de sua vacina de RNA. Esta expressão também não é necessariamente confiável - há uma enorme diferença entre “não ser esperado” e “ser descartado”. Sahin também diminuiu as expectativas em relação à vacina. Mesmo com ela, atualmente, não há como influenciar o número de infecções: "Poucas pessoas estão imunizadas para isso, no início."

Enquanto isso, dois vídeos de vacinação na Internet estão causando entusiasmo e especulação. Em primeiro lugar, há uma gravação que mostra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sendo injetado com a vacina. Blogueiros têm procurado provar em várias análises e gravações em câmera lenta de que a ponta foi retraída pelo braço, entre outras coisas, com uma nota de que ele parecia relaxado o tempo todo (veja aqui). Um alto funcionário dos EUA, por sua vez, foi vacinado em um braço e apontou para o outro braço no dia seguinte, dizendo que tinha outra coisa. A especulação está fervendo, e não há evidências sólidas de vacinações “falsas”.

PS: Recebi a seguinte carta de um leitor - e também havia vários comentários semelhantes: “Acabei de ler o seu artigo sobre Ugur Sahin e também os comentários do leitor, alguns dos quais me assustaram no tom (com todo o meu entendimento para a raiva em relação a você, todas as atrocidades dos últimos meses). Li sua resposta assim: ele acha bastante lamentável que seus funcionários ainda não estejam tomando a vacina e é por isso que ele está considerando como isso poderia ser diferente, legalmente, pois teme fracassos pela doença (na forma de Covid-19). Poderia ser assim? "

Claro que poderia (!) Também ter esse significado. Mas acho que o Sr. Sahin é uma pessoa inteligente. Que é perfeitamente capaz de formular de tal forma que ninguém tenha que se perguntar como “poderia ser dito”. Ele poderia ter dito claramente: “Quero ser vacinado o mais rápido possível.” Ponto final. A ambiguidade de sua resposta é, portanto, mais do que estranha. Sahin precisa saber que, dados 1,3 bilhão de doses da vacina, uma dose para ele (e algumas dezenas para os funcionários) não teria nenhum impacto negativo no total - mas um impacto imenso, enorme na motivação e confiança da população em sua vacina. A este respeito, uma ponderação teria de ser clara. Consequentemente, é difícil imaginar que as autoridades negariam a ele uma exceção. Mas ele não parece ter feito um pedido correspondente - ele mesmo disse: "Estamos pensando nisso". É por isso que o argumento de Sahin me parece tão frágil quanto o de um cozinheiro que tem que cozinhar com ingredientes previamente desconhecidos que alguns consideram perigosos, e então diz que se abstém de experimentar por consideração aos outros, que têm o direito de primeiro experimentar.

Espero sinceramente estar errado e que o leitor esteja certo.

Via https://reitschuster.de/post/chef-impf-entwickler-laesst-sich-nicht-impfen/

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu