2) Para terror de muitos cientistas diplomados pelo MEC, a consulta à literatura vigente não é algo assim tão trivial e muito menos passa de pura formalidade. Pelo contrário, mesmo para textos estritamente técnicos e obsessivamente secos e literais, ainda há uma certa exigência de habilidade de interpretação e compreensão textual. Ao se somar esta peculiaridade com as muitas outras subjetividades que vão surgindo ao longo da investigação, já haverá bastante material para colocar em xeque a tal da Objetividade Científica.
3) Uma crença difundida desde a escola primária, concebeu a imagem do cientista como um ser acima das paixões e picuinhas mundanas e voltado exclusivamente para o saber e para a verdade objetiva. Se a imagem individual do acadêmico é esta, é inescapável que uma comunidade formada por estas pessoas goze de uma autoridade que beira o sacerdócio.
4) Por mais que se diga que a ciência moderna não comporta traço religioso algum, o que explica a reação diante da expressão "aval da comunidade acadêmica e científica"? A força retórica desta expressão não se refere ao seu sentido técnico de revisão ou ratificação de um trabalho de um acadêmico por seus pares, e sim pelo tratamento especial dado ao endossamento sobre algo que uma certa coletividade tem sobre as demais. Convenhamos que tudo isto é bastante paradoxal diante da crença, também muito difundida, da aversão dos cientistas "sérios" a tudo o que cheira religioso.
5) Unanimidade ou pacificidade de pontos de vista entre os cientistas é algo raro e a história está aí para ser consultada. O que o tempo mostra é bem longe disto: é o entrechoques de perspectivas contrárias que caracteriza a ciência. Dialética é o outro nome da ciência. Eis outro paradoxo.
6) O que torna algo científico ou não científico não é a sua conformidade com o status quo ou uma postura negacionista e sim o procedimento tomado para se chegar a algo. Empiria é o outro nome da ciência. O conceito de empirismo, tão caro à ciência, não se refere apenas a uma experiência qualquer, mas ao experimento que pode ser reproduzido, e o "reproduzido" é a chave que abre as portas da compreensão para este troço chamado Ciência. Reproduzir significa tanto gerar como também imitar, que é fazer algo da mesma maneira como feito por outra pessoa.
7) Ao ler os artigos da nossa mídia no último ano de 2020, o que fica claro é que algo só pode ser levado a sério se receber o aval da tal comunidade científica. Não vamos entrar no mérito da composição e qualificação dos membros desta comunidade, mas ficar atento a postura que a mídia exige da população diante das afirmações deste grupo. Ao invés de se valer da sua capacidade de raciocinar, perceber e sentir, o indivíduo é levado a aceitar sem senso crítico algum que os decretos de uma coletividade substituam suas faculdades mentais. Esta absurda impostura não é criticada devidamente porque o culto da ciência como a única forma válida de saber já está difundido na mentalidade geral.
8) É uma tarefa inglória argumentar contra algo que é de um consenso implacável, é como tentar deslocar um monólito de cinco toneladas na base de socos. Esquivando-me desta ingrata tarefa, prefiro buscar entender a gestação da simbiose ideológica que levou a este estado de coisas.
9) Quem vê hoje essa exacerbação em torno da ciência não tem ideia de que tudo isto não é novo e não passa de uma distante reverberação. Se formos rastrear as origens de toda mitologia moderna que sustenta essa cultura contemporânea, vamos alcançar os longínquos séculos XV e XVI. Mas, a questão aqui não é rastrear as origens, mas o momento em que se consolidou essa realidade que para nós nos parece eterna. Neste caso, o século XIX foi, para mim, sem sombra de dúvida, o tempo. Para ser mais preciso, ainda vivemos sob a mesma aura cultural novecentista. É um século que dura mais de duzentos anos.
10) Desde sua gênese, a ciência moderna é apresentada como o apogeu cultural da humanidade. Para ilustrar a euforia e arrogância daquela época, seria o mesmo que um militar de hoje exibindo sua bomba atômica diante de uma infantaria armada de mosquetes e baionetas. Erra sobremaneira quem acredita que toda esta afobação é efeito dos resultados tangíveis e práticos da nova ciência. A primeira coisa que causa surpresa é a mingua de resultados, a segunda é o afastamento cada vez maior da observação e da experimentação, e, terceira, é o escoramento quase que total, para uns um total apego, na mais abstrata das ciências: a matemática, que alcançou um desenvolvimento impressionante naquele período, algo parecido com o advento dos computadores, fornecendo fórmulas e modelos que sustentariam as inúmeras especulações científicas. Ancorada na fama da exatidão da ciência dos números, os cientistas modernos não mediam esforços para jogar na lata do lixo toda a ciência anterior que, ironicamente, era baseada sobretudo na observação e na experiência, mesmo que isto custasse a extrapolação do bom senso e da própria realidade observável. O exemplo mais famoso é Galileu Galilei que, ao contrário da lenda ensinada nas escolas e universidades, não foi censurado pela Igreja por causa dos seus experimentos científicos e sim pela divulgação da sua concepção teológica baseada nos seus estudos cosmológicos, assim misturando de forma atabalhoada e insensata teologia com ciência experimental — que, convenhamos, de experimental não tinha nada, pois não passava de pura especulação baseada em modelos matemáticos. O problema não foi o erro, mas a insistência no erro: Galilei divulgava sua teologia baseada em suas especulações, devendo a tradição ser revista à luz da ciência. Podia ser um gênio da ciência ou da matemática, mas, certamente, era um tapado em termos de história e teologia. Toda nova teologia que ia de encontro ao dogma ou criava um cisma ou descambava em pura heresia e isto tudo era sinônimo de convulsão social. No fim da vida, o italiano abjura do copernicanismo.
11) A partir de Galilei, a ciência precisava ser matematizada. A matemática, tornando-se o “selo” de autenticidade, verificação e prestígio para transformar uma disciplina em em ciência, por um lado trazia um novo enfoque na busca do conhecimento, e, por outro lado, oferecia mais uma nova ferramenta, juntamente com a lógica, para aferimento e investigação. Com Descartes e sua ênfase nas propriedades quantitativas do ser, em detrimento das qualitativas que não podiam ser matematizáveis, a ciência moderna ganhava sua fundamentação filosófica, agora bastava uma ciência que demonstrasse na prática esta perspectiva. De todas as ciências, aquela que atingiu a melhor associação com os modelos matemáticos foi a Física através dos trabalhos de Isaac Newton, superando até mesmo a milenar Astronomia.
11) A partir de Galilei, a ciência precisava ser matematizada. A matemática, tornando-se o “selo” de autenticidade, verificação e prestígio para transformar uma disciplina em em ciência, por um lado trazia um novo enfoque na busca do conhecimento, e, por outro lado, oferecia mais uma nova ferramenta, juntamente com a lógica, para aferimento e investigação. Com Descartes e sua ênfase nas propriedades quantitativas do ser, em detrimento das qualitativas que não podiam ser matematizáveis, a ciência moderna ganhava sua fundamentação filosófica, agora bastava uma ciência que demonstrasse na prática esta perspectiva. De todas as ciências, aquela que atingiu a melhor associação com os modelos matemáticos foi a Física através dos trabalhos de Isaac Newton, superando até mesmo a milenar Astronomia.
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