Muito além da censura, parte 2








O Telegram é um problema para a justiça? Não, é uma pedra no sapato dos concorrentes.

Se usuários de uma plataforma violam as leis vigentes em determinado país, cabe solicitar bloqueio ou cancelamento das respectivas contas - fato para o qual há farta jurisprudência.

Quando a possibilidade de transgressão da lei torna-se elemento a fundamentar punição que estende-se a todos os brasileiros, temos o dever de olhar outros fatores, além dos que estão patentes aos olhos de todos.

Em 11/03/2022 o Telegram emitiu um comunicado, em seu blog, sobre atualização dos recursos da plataforma com o seguinte título:

Gerenciador de Downloads, Novo Menu de Anexo, Transmissão Ao Vivo Com Outros Apps e Mais...
A partir da atualização de 11/03/2022, o Telegram deixou de ser aquele App alternativo para conversas e ligações, tornando-se um concorrente direto das gigantes da Big Tech, em especial Google (Youtube) e Facebook etc.

Reparem em que ponto o Telegram tornou-se uma ameaça:
Transmissão Ao Vivo Com Outros Apps "Os Grupos e Canais são compatíveis com transmissões ao vivo de vídeo com espectadores ilimitados.

Percebemos que blogueiros profissionais e jornalistas estão usando as transmissões ao vivo do Telegram cada vez mais para se comunicar com os inscritos.
Com esta atualização, você pode transmitir de ferramentas de streaming, como o OBS Studio e XSplit Broadcast, para adicionar sobreposições e layouts de várias telas com facilidade – transformando qualquer canal do Telegram em uma Estação de TV profissional". (sic)
Os grupos não só passam a ser transmitidos via ferramentas de streaming, como o OBS Studio e XSplit Broadcast, como possibilita a transformação de qualquer canal do Telegram em uma Estação de TV profissional.

Num momento em que há hegemonia da Big Tech nas plataformas de rede social e streaming, como elas veriam o anúncio de tais recursos, conforme divulgado em 11/03/2022?
Por todo o histórico de atuação da justiça brasileira no combate ao crime, certamente o bloqueio do Telegram em toda a internet no Brasil, nada tem a ver com combate ao ilícitos.
O sucesso da atuação do judiciário, nos casos que resultaram em condenação, nada tem a ver com o bloqueio total da plataforma no Brasil.

Por outro lado, a suspensão do aplicativo, considerando a hegemonia das gigantes da Big Tech, atuará em benefício destas.
Mesmo havendo prejuízo das liberdades individuais as gigantes da Big Tech encontraram um instrumento com o qual garantirão, ao menos por hora, não haver quem ameace o controle absoluto dos meios de produção e divulgação de conteúdo independente.
Não, o Poder Judiciário brasileiro nunca precisou cercear as liberdades individuais de toda a população para demonstrar sua capacidade em promover justiça. Quem precisa lançar mão desta violência contra o estado de direito são aqueles que sentem-se ameaçados e impotentes.

Neste sentido só há um lado ameaçado e impotente - o lado onde estão os concorrentes diretos e indiretos da plataforma que potencializará usuários tornarem-se mais que blogueiros.
O Telegram está permitindo tornarem-se produtores de conteúdo, operando como Estação de TV profissional.

Resumindo, o Telegram é a maior ameaça que surgiu na última década capaz de desbancar a hegemonia estabelecida pelo Google(Youtube) e Facebook e parceiros.











Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu