Uma introdução ao vocabulário da música clássica:




Sinfonia 
Uma peça de grande escala composta para uma orquestra completa, geralmente em quatro movimentos, cada um dos quais pode ter um ritmo, estilo ou tema diferente. Então um movimento é uma seção de uma sinfonia.

Sonata 
Uma peça musical geralmente composta para um instrumento solo ou um pequeno conjunto instrumental que normalmente tem dois ou três movimentos (e às vezes quatro).

Noturno 
Uma peça curta, geralmente para piano, que evoca a noite. Eles geralmente têm uma qualidade romântica.

Étude
Do francês "estudo", são pequenas peças solo que exploram uma determinada área da habilidade musical e permitem ao músico dominá-la.

Prelúdio
Uma peça curta que às vezes funciona como a introdução a uma obra maior. Eles podem apresentar um pequeno número de motivos musicais que são repetidos por toda parte, mas os Prelúdios variam muito em estilo e forma.

Concerto
Uma peça de música que apresenta um solista e uma orquestra, às vezes tocando sozinho e às vezes ao mesmo tempo. Em certo sentido, os dois estão competindo, embora também possam trabalhar juntos.

Suíte
Um conjunto ordenado de movimentos ou peças individuais, ligados por tema ou tonalidade. Eles podem ser para qualquer coisa, desde uma banda de jazz até uma orquestra sinfônica.

Marcha 
 Uma peça de música com um ritmo forte e regular originalmente destinada a marchas militares e também à apresentação de uma banda militar.

Abertura 
(Overture)
Normalmente, a introdução de uma ópera, balé ou composição mais longa, uma abertura também pode ser uma peça musical independente de movimento único.

Poema Sinfônico/Poema Tonal 
 Uma composição de movimento único de grande escala inspirada em uma obra ou coisa não musical (como um poema ou local) e que tenta evocar a atmosfera ou sentimento dessa coisa.

Variação
Tanto um método quanto uma forma de composição em que um único tema musical é repetido, mas com grandes e numerosas alterações.

Fantasia 
Uma composição musical de forma livre que não é regulamentada por uma forma particular e, em vez disso, incorpora o espírito da improvisação.

Ária 
Uma peça vocal solo de uma ópera, com ou sem acompanhamento orquestral.

Música de câmara 
Uma peça de música composta para um pequeno conjunto - que poderia caber dentro de uma única sala ou câmara. Daí o nome.

Opus 
Muitas vezes você verá a palavra Opus (ou Op. para abreviar) após o nome de uma peça de música clássica, seguida por um número. Este é um método de catalogação das obras de compositores, que muitas vezes produziram grandes quantidades de música. O número Opus é cronológico.


Eras 
 A música clássica é dividida em várias eras amplas e sobrepostas, cada uma com suas próprias subdivisões. 
Medieval (500-1400)
Renascimento (1400-1600)
Barroco (1600-1750) 
Clássico (1750-1830) 
Romântico (1830-1900) 
Moderno (1900-1950) 
Contemporâneo (1950+)

Via The Cultural Tutor


Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu