Itália, Bolonha, campanha pela paz une islâmicos, judeus e católicos



A campanha ‘Paz, Salam, Shalom’ acaba de ser lançada em Bologna, no dia 5 de dezembro, com a participação do arcebispo Cardeal Matteo Zuppi; do presidente da União das Comunidades e Organizações Islâmicas na Itália, Yassine Lafram e Daniele De Paz, presidente da Comunidade judaica de Bologna.


A declaração conjunta das 3 autoridades, numa manifestação pública que ocorreu entre a Piazza San Francesco e Piazza Santo Stefano, é de extrema importância para todos os que percebem claramente que é preciso, finalmente, acabar com o sacrifício de inocentes judeus e palestinos neste conflito nefasto: De Milton Angeli: ‘Noite fria de 1 grau positivo em Bologna e cerca de 2 mil pessoas participaram de uma manifestação pela paz no Oriente Médio. Juntos, lado a lado, com o mesmo pensamento, cristãos, judeus, muçulmanos e a sociedade civil pediram um basta ao massacre desumano. Por uma solução política que pare imediatamente a guerra, que traga a liberdade dos reféns e que estes 2 povos possam recomeçar o sonho de viver lado a lado.’ Evidentemente, não se trata de cessar o combate ao terrorismo. E sim de retirar com prioridade e urgência os civis desse combate. Atitude, aliás, que deveria ter sido tomada desde o início, fortemente, por entidades como a ONU ou OMS, e não foram. A manifestação pela paz conjunta, que se estenderá para outras cidades da Itália, como Assis, e teve a presença do prefeito Matteo Lepore, de Raffaele Bolini (Coalizão Nacional Pace Giusta) e do artista Alessandro Bergonzoni. A proposta do evento é de 19 entidades e associações, patrocinado pelo Município de Bologna em colaboração com a Coalizão Assisi Pace Giusta, Fundação Perugia Assis e a rede Italiana de Paz e Desarmamento.


Como se percebe, iniciativas como essa são mais do que necessárias em nome do bom senso óbvio, numa Europa dividida e abalada por movimentos raciais de ódio e violência. Não existem mais lados possíveis, para os homens de boa vontade, a não ser o da defesa pela paz. Que o exemplo de Bologna seja seguido pelo mundo, em caráter de urgência. Não em nome de ideologias, mas da humanidade e da civilização.

Marco Angeli

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu