A Internet comercial chegou por aqui em 1995. Isso significa que temos hoje uma geração inteira de brasileiros que nunca viu o mundo sem a Grande Rede (assim como você, que tem menos de 70 anos de idade, não conhece o mundo sem televisão).
A cada ano, a Internet movimenta mais de 185 bilhões de reais em transações comerciais apenas em nosso país e mais de 4 trilhões de dólares no mundo todo. As pessoas se informam pela rede, conversam, fazem cursos, compram e vendem produtos e serviços, consomem conteúdos e estabelecem novas culturas, novas formas de comunicação e – porque não dizer – uma nova “vida” online.
Somos todos novatos no uso desse ecossistema. Na história conhecida, nunca houve nada parecido. Ainda estamos aprendendo – e muito! E cometendo erros na mesma quantidade e intensidade de nossos aprendizados.
Se a Internet nos confunde com suas guerras de propaganda e bots de contra-propaganda, as coisas só tendem a piorar com a possibilidade de a Inteligência Artificial aplicada a este ambiente gerar fotos, áudios e vídeos com alta fidelidade, criando miragens que você comprará como “autênticas”.
Tome muito cuidado com o tipo de notícia que você absorve por aqui e com as “verdades” que você deduz. Nem tudo é o que parece – especialmente no mundo digital.
Alessandro Loiola
0 Comentários