Um caminho aos vereadores de São Lourenço da Mata - instrutivo, pedagógico, "enêmico":


Primeiro, leia atentamente a notícia, segundo observe as aplicações:

Confrontar opiniões ou pontos de vista é competência testada no Enem

Exame espera que candidato possa entender diferentes posições sobre o mesmo tema

A 7ª exigência de linguagens no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a competência de "Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas."
Em qualquer grupo que encontramos na sociedade, temos pessoas com opiniões semelhantes ou diversas, e essas pessoas têm vários meios para expressar seus pontos de vista: a linguagem oral, os textos escritos, as imagens, entre outros. Compreender bem as estratégias que podem ser usadas para se desenvolver uma ideia e convencer alguém dela é essencial para que o cidadão viva bem na sociedade.
São muitas as possíveis estratégias ou técnicas de convencimento, mas vamos lembrar algumas delas, as mais importantes: 1) conhecer o ouvinte e adequar o discurso às tendências pessoais de quem se quer convencer; 2) uso da comoção e sensibilização do leitor ou ouvinte; 3) elaboração do discurso com base em um raciocínio lógico (apresentar argumentos numa ordem que leve à determinada interpretação e estabelecer relação de causa-consequência); 4) argumento de autoridade, como testemunhos e citações (recorrer à opiniões já reconhecidas e respeitadas) e 5) uso de dados estatísticos, números, pesquisas (instrumentos que levem à ideia de comprovação).
Ou seja, para construir textos argumentativos, o aluno pode recorrer a todas essas estratégias. Mas, no Enem, com questões objetivas, o que se pretende é que ele consiga identificar, nos textos ou fragmentos propostos, como o autor organiza suas ideias e tenta convencer o leitor a concordar. Aqui, o aluno deverá identificar as estratégias de convencimento utilizadas e, mais importante ainda, identificar os interesses associados aos argumentos disponibilizados.
Por fim, é importante destacar que o ENEM espera que você, através de uma análise crítica das posições defendidas nos textos base, escolha, se solicitado, pela alternativa que reconheça uma intervenção social adequada para aquele tema. Ou seja, se posicione de forma a respeitar os direitos humanos, a democracia e a ética esperada de um cidadão brasileiro.
Propondo esta competência, o Enem quer saber se você é capaz de:
- Reconhecer, em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos;
- Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos;Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados;
- Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Veículos de comunicação costumam trazer artigos com autores defendendo diferentes pontos de vista. Leia alguns desses artigos. Após, liste os argumentos utilizados por cada autor e depois indique as diferenças entre os argumentos.No final de semana, compre diferentes jornais e revistas. Selecione os assuntos que são tratados por todas as publicações. Faça uma tabela indicando como cada publicação se posiciona sobre determinados temas. Escolha um tema em que sua discussão seja polêmica. Liste alguns argumentos defendendo uma posição em relação ao tema e outros defendendo a posição contrária. Tome cuidado para que, nos dois casos, seus argumentos tenham lógica argumentativa.
Proposta de aula para professor:
A casa Jair Pereira é um bom local, seja para assistir no plenário, ouvir pela Rádio Damata, seja para ver no site da Câmara. Em um lugar onde há diversas proposições, concordância, desacordo, discursos claros e outros nem tanto, eis um local para boa tarefa de classe, casa, eleitoral. Como eles são os políticos mais próximos à população e o que eles aprovam têm repercussão na cidade, é mais que mera assistência, é importância cidadã. 

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