Generalidades Notícias, número 52:


Mundo
EUA anunciam que reuniu 522 crianças imigrantes com seus familiares
Os Estados Unidos anunciaram neste sábado que reuniu 522 crianças imigrantes com seus familiares, separadas dos seus pais após atravessar a fronteira com o México, a primeira consequência tangível do decreto assinado pelo presidente, Donald Trump.

O Departamento de Segurança Nacional divulgou esse número em comunicado, no qual dá alguns detalhes sobre seu plano para reunificar as famílias imigrantes que foram separadas como consequência da política de "tolerância zero", que começou a ser aplicada em abril.

Segundo a nota, até 20 de junho, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos tinha 2.053 menores sob sua custódia, embora apenas 17% tenham sido separados dos seus pais, enquanto os 83% restantes correspondem a crianças que viajaram sozinhas para o país.

A reunificação dos 522 menores foi realizada pelo Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP), agência que processa os imigrantes ilegais quando chegam aos EUA.

A CBP tinha previsto reunir outros 16 menores com seus pais na sexta-feira, mas o encontro teve que ser adiado devido às más condições meteorológicas e possivelmente vai acontecer nas próximas 24 horas, segundo informa a nota.


Seis pessoas são mortas em Cidade Juárez durante festa após vitória do México
Seis pessoas foram assassinadas a tiros neste sábado em Cidade Juárez, Chihuahua, noroeste do México, quando festejavam a vitória de sua seleção por 2 a 1 sobre a Coreia do Sul na Copa do Mundo, informou neste sábado a imprensa local.

O ataque foi o primeiro de dois registrados neste dia nesta cidade com um saldo de 11 pessoas mortas, já que no segundo, com diferença de uma hora, cinco pessoas foram as vítimas.

Segundo reportes da Polícia, as seis pessoas se reuniram para ver pela televisão a partida México-Coreia do Sul na cocheira de uma casa da cidade que faz fronteira com El Passo, Texas, onde sofreram o ataque.

Testemunhas disseram que uma caminhonete chegou à casa e dela desceu um grupo de homens armados, que entraram no imóvel e atiraram contra o grupo de pessoas.

O som dos tiros não passou despercebido aos vizinhos, que após o ataque avisaram as autoridades locais que abriram um inquérito ao mesmo tempo que começaram uma operação para achar os criminosos.

Uma hora mais tarde, dois homens armados entraram em uma barbearia da cidade para assassinar cinco pessoas, dois eram clientes e três funcionários do local.



Brasil
Brasileiro é acusado por envolvimento em roubo de armas de quartel na Bolívia
Um brasileiro foi acusado pela Ministério Público da Bolívia de ter envolvimento em um assalto a uma base militar do país na fronteira com o Brasil.

Odélio Becerra da Costa foi preso na segunda-feira em um bairro da cidade de Cobija, principal cidade do departamento de Pando, que faz fronteira com o Brasil. Ontem, segundo o Ministério Público, ele foi acusado pelos promotora Patricia Romero pelos crimes de roubo agravado de armamento e munição militar.

"Ele portava uma arma de fogo da Taurus, calibre 9mm, com um número de série TBV07752 (propriedade das Forças Armadas), com seu respectivo carregador", afirmou a promotora.

No último sábado, um grupo de dez bandidos, entre eles brasileiros e bolivianos, assaltaram o posto militar Bruno Racua, em Povernir, a 39 quilômetros de Cobija. Na ação, os assaltantes levaram nove fuzis AK-47, cinco pistolas, carregadores e munição.

Alguns soldados bolivianos foram feridos no ataque. Um deles levou um tiro no rosto, mas não corre risco de morrer.

O governo da Bolívia reforçou o departamento com a presença das tropas de elite da Polícia e do Exército. Além disso, investigadores foram enviados para a região para apurar o crime.

O ministro de Defesa da Bolívia, Javier Zavaleta, afirmou que os bandidos seriam parte do Comando Vermelho (CV). No entanto, o ministro de Governo, Carlos Romero, não confirmou a hipótese.


Brasil pode ter quarteto desfeito para jogo decisivo
Com a lesão de Douglas Costa e Willian abaixo da média, o Brasil pode voltar a ter o meio-campo com Casemiro, Paulinho e Renato Augusto

Sem render o esperado e ainda sob ameaça de uma desclassificação logo na primeira fase da Copa do Mundo, a seleção brasileira pode sofrer mudanças para o duelo contra a Sérvia, marcado para esta quarta-feira (27), às 15h (horário de Brasília), na Arena Spartak, em Moscou, pela última rodada do Grupo F.

Tite evitou antecipar se fará alterações, mas o setor que mais corre risco é o ofensivo.

Em primeiro lugar no grupo, o Brasil tem apenas um gol de vantagem para a Suíça. Os dois têm quatro pontos.

Aposta para o Mundial, principalmente para os dois primeiros jogos contra adversários fechados, o quarteto formado por Willian, Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus está em xeque.

Dos quatro, o mais questionado é o atacante Willian, que não teve uma boa atuação nas duas partidas, sendo que na última foi substituído no intervalo, algo incomum na era Tite.

Willian estava cotado para perder a vaga para Douglas Costa, que sofreu uma lesão muscular e está vetado pelo departamento médico sem previsão de retorno.

Sem a opção de um jogador de beirada que de amplitude e que é forte no enfrentamento (drible), o treinador pode optar por uma opção mais conservadora e que se mostrou eficiente durante as eliminatórias e amistosos até porque o Brasil tem a vantagem do empate diante dos sérvios para se classificar.

A postura do adversário e a necessidade do resultado também colaboraram. Ao contrário da Suíça e da Costa Rica, o rival desta quarta costuma congestionar o meio de campo.

Assim, Tite pode fazer a seleção voltar a jogar com três jogadores com características de marcação, mas que possuem qualidade no passe para sair jogando: Casemiro, Paulinho e Renato Augusto.

Essa foi a formação padrão utilizada por Tite durante as eliminatórias e que acumulou nove vitórias consecutivas, tirando o Brasil da sexta colocação para a classificação antecipada com quatro rodadas para a Copa.

Com os três jogadores, Coutinho deixa a faixa central do campo e ocupa o espaço de Willian.

Assim, Paulinho, que também não rendeu o esperado e foi substituído nas duas partidas, teria mais liberdade para se infiltrar na área adversária, uma de suas principais características.

Ele poderia avançar mais porque jogaria ao lado de Renato Augusto, que ajudaria na marcação e na cobertura de Marcelo.

Desde a formação do quarteto, Paulinho ficou mais preso e não balançou a rede. Foi ultrapassado por Coutinho e hoje é o quarto goleador da era Tite, com sete gols.

O que pesa contra é a condição de Renato Augusto, que ficou no início do mês oito dias sem treinar em razão de uma inflamação no joelho direito.

Recuperado, jogou durante 23 minutos contra a Suíça. Diante da Costa Rica, não foi utilizado.

Outra opção é o meio-campista Fernandinho, elogiado por Tite pela sua versatilidade.

"O Fernando remete a uma característica que tinha no Atlético-PR, que era sua no Shakhtar e que foi adaptada a uma função no [Manchester] City, mas que tem no seu DNA o passador, o articulador, o jogador do lado esquerdo que dá também um poder de marcação forte para uma liberdade do lado esquerdo para o Marcelo e para o atacante que estiver do lado esquerdo", disse o treinador recentemente.

O jogador do Manchester City atuou como titular contra a Alemanha e diante da Croácia, que tem um estilo semelhante ao da Sérvia.

Nas duas oportunidades, Tite escalou uma formação mais conservadora, o que deve ser uma tendência a partir das oitavas de final, quando enfrentará adversários mais qualificados e que proponham o jogo.

O volante também entrou na etapa complementar diante Suíça e Costa Rica.

No ataque, Firmino segue a espera de uma oportunidade. Assim como Fernandinho, foi o único reserva que participou das duas partidas. Ele, porém, foi utilizado em posições diferentes.

Contra a Suíça, substituiu Gabriel Jesus, enquanto no duelo diante da Costa Rica atuou como um meia no lugar de Paulinho.

Considerado pelo treinador um jogador versátil, o atacante é a sombra de Gabriel Jesus, que passou as duas últimas partidas em branco
.


Pernambuco
Só Recife e Jaboatão têm índice de transparência 'desejado'
Em Pernambuco, apenas duas das 184 cidades atingiram índice desejável; Apenas Recife e Jaboatão dos guararapes apresentam bom desempenho

Dos 184 municípios de Pernambuco, apenas dois apresentam um índice de transparência considerado “desejado” pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE): o Recife e Jaboatão dos Guararapes. Adicionalmente, é considerado "inexistente" o índice de transparência de três municípios do Estado: Ribeirão, Santa Maria da Boa Vista e Tracunhaém. Para tentar reverter esse quadro, o TCE publicou no Diário Oficial da última quarta-feira,20, a Resolução Nº 33, que dispõe sobre a transparência pública e sobre o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), criado pelo Tribunal.

Para o presidente do TCE-PE, Marcos Loreto, "a resolução é uma ferramenta de grande importância no combate à corrupção, a partir do momento em que orienta os gestores e esclarece sobre os conceitos e aspectos legais que devem ser observados para assegurar a transparência pública”, avalia Loreto argumentando que com as regras, a expectativa é melhorar a disponibilização dos dados para o cidadão, que deverá ser feita de forma mais simples e acessível, até em termos de organização administrativa, forçando os órgãos públicos a terem um controle maior da qualidade dos dados fornecidos”.

A publicação da Resolução, todavia, é apenas parte de um importante processo em curso, iniciado em 2015, quando o Tribunal criou o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco (ITMPE), inicialmente, para avaliar os sites e portais de transparência das 184 prefeituras pernambucanas e, desde 2017, também das câmaras municipais. O índice é calculado com base em 51 critérios — que vão desde a análise do conteúdo a aspectos relacionados aos recursos tecnológicos exigidos pela LRF e pela LAI — e, a partir desse cálculo, o TCE elabora e divulga um ranking, em que os municípios são classificados em cinco níveis de transparência.

A resolução não introduz novas obrigações, pelo contrário: consolida regras dispersas em várias leis e decretos, com o objetivo de facilitar o trabalho do gestor público, especialmente daqueles responsáveis pela manutenção dos websites e portais de transparências de prefeituras e câmaras de vereadores. “Estamos trazendo para uma só norma a série de exigências que estão na Lei de Responsabilidade Fiscal, na Lei de Acesso à Informação, em leis complementares e nos decretos que regulamentam essas leis. Na verdade, estamos só colecionando”, diz Gustavo Diniz, auditor de controle externo do TCE. “E estamos complementando com informações sobre como deve ser feito”, conclui.

O próximo passo será um ciclo de capacitação à distância, a ser oferecido gratuitamente pela Escola de Contas Públicas Barreto Guimarães, do TCE-PE. Durante o curso, voltado para os gestores responsáveis pela manutenção desses sites e portais de transparência, auditores do Tribunal estarão disponíveis para dar informações e esclarecer dúvidas. Após o término do período de aulas, o conteúdo permanecerá disponível online, para aprendizado em modo auto instrucional.

“A demanda por capacitação é antiga, desde a criação do ITM, para que eles pudessem saber como atender os critérios pontuados no índice”, explica Sheila Nery, auditora de controle externo Tribunal. A Resolução Nº 33 se aplica a todas as unidades jurisdicionadas do TCE e estabelece um prazo de 30 dias, a partir da sua publicação no Diário Oficial, para cadastro das informações no Sistema de Cadastro de Unidades Jurisdicionadas. “A gente só publicou a resolução porque o sistema está pronto para isso. Em 23 de julho, o tribunal vai começar um novo ciclo de apuração do ITM. Em seguida, vamos dar ciência do resultado para que possam prestar os esclarecimentos e faremos então uma reavaliação. Só depois disso o ITM 2018 vai ser divulgado”, explica Gustavo Diniz.

O princípio da transparência é pedra fundamental da Democracia e, no Brasil, sua aplicação à administração é um preceito constitucional. Dar transparência é mais que divulgar atos e gastos: é chamar a sociedade a participar das decisões da administração. “Com essa clareza, o cidadão tem condições de exercer melhor o controle social, acompanhar a gestão pública em sua cidade, avaliar a correta aplicação dos recursos públicos nas áreas essenciais, além de fiscalizar e denunciar o mau gestor”, diz Loreto.

Homem é morto a tiros em palhoção de São João na Várzea
Vítima da Várzea tinha 26 anos; No Ibura, outro jovem foi morto a tiros e a polícia investiga os dois casos

Um grupo armado matou um homem a tiros dentro de um palhoção de São João no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, na noite de sábado (23). De acordo com a Polícia Civil, Márcio Pablo do Carmo Thorpe, de 26 anos, foi baleado e morreu no local, a rua Rui Duarte, mas os suspeitos não foram encontrados. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, na tarde deste domingo (24), foi instaurado inquérito policial para investigar a motivação e os suspeitos do homicídio que vitimou Alexandre Agostinho de Oliveira Junior, de 24 anos, no Ibura, Zona Sul do Recife, na noite deste sábado (23).

Segundo o inquérito, dois desconhecidos se aproximaram da vítima na Rua Campo Azul, no Ibura, quando dispararam oito tiroscontra ela. Alexandre morreu no local e um residente que escutou os tiros e foi verificar o que aconteceu também foi atingido. A segunda vítima, Adimilson José de Lima, de 22 anos, foi socorrida e levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro e passa bem.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu