Generalidades Notícias, número 65:

Mundo
Número de mortos em atentado perto de seção eleitoral no Paquistão chega a 31
Pelo menos 31 pessoas morreram nesta quarta-feira e outras 20 ficaram feridas em um atentado suicida durante a passagem de uma caminhonete da polícia, perto de um colégio eleitoral na cidade de Quetta, no primeiro ataque deste dia de eleições gerais no Paquistão.

O atentado pela manhã na região de Khaliq Shaheed, em Quetta, na conflituosa província de Baluchistão, quando um "homem-bomba detonou os explosivos durante a passagem de uma caminhonete da polícia em frente a um colégio eleitoral", indicou à Agência Efe, o porta-voz da polícia de Quetta, Muhammed Ramzan.

Entre os mortos há eleitores e pelo menos três policiais, esclareceu o porta-voz.

Os principais candidatos nas eleições, Shahbaz Sharif, líder da Liga Muçulmana do Paquistão (PML-n), partido que acaba de finalizar um mandato, e o ex-jogador de críquete Imran Khan, do Pakistan Tehrik-e-Insaf (PTI), condenaram o atentado.

Khan, em mensagem em sua conta oficial do Twitter, condenou o "ataque terrorista em Quetta cometido pelos inimigos do Paquistão que buscam alterar processo democrático" e expressou seu desejo que os paquistaneses consigam "derrotar o terrorismo".

"Estou sentido pelo martírio de gente inocente, incluindo policiais no momento em que estavam exercendo seu direito democrático ao voto. As minhas mais profundas condolências às famílias enlutadas", escreveu Sharif, também usando o Twitter.

Este é o primeiro atentado de relevância em um dia de eleições no país, onde desde o início da manhã, 105 milhões de paquistaneses são sendo aguardados para depositar seus votos em um dos 85 mil colégios eleitorais habilitados.

Além disso, cerca de 800 mil soldados e policiais foram mobilizados para garantir a segurança após vários atentados durante a campanha eleitoral terem causado aproximadamente 180 mortes.

Em um dos piores ataques da história do Paquistão, pelo menos 153 pessoas morreram em um atentado suicida durante um comício eleitoral no último dia 13, também no Baluchistão, que foi reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

É a segunda eleição na história do Paquistão onde um governo acaba um mandato e dá lugar a um novo Executivo, após ter sido governado por ditaduras militares metade dos seus 71 anos de história desde sua fundação, em 1947.


Rompimento de represa no Laos deixa pelo menos 19 mortos
Pelo menos 19 pessoas morreram após o rompimento de uma represa hidrelétrica em construção no Laos, onde existe o temor que esse número aumente conforme avance o trabalho das equipes de resgate que buscam nesta quarta-feira centenas de desaparecidos, informou a imprensa estatal.

Oito aldeias da província de Attapeu, no sul do país, ficaram completamente inundadas após o colapso na última segunda-feira de uma seção de uma rede de reservatórios em construção nos rios Xe Pian e Xe Namnoy, segundo o jornal "Vientiane Times".

Juntamente com outros veículos de imprensa, o jornal publica a apuração provisória que aponta para quase 20 mortos.

As autoridades utilizam helicópteros e embarcações para procurar centenas de pessoas que estão desaparecidas ou resgatar aquelas que estão presas nos telhados e terraços de suas casas, de acordo com o governador do distrito Bounhome Phommasane.

O serviço meteorológico do país prevê nos próximos dias mais chuvas fortes e moderadas, acompanhadas de fortes ventos na região, o que pode agravar a situação.

O primeiro-ministro do Laos, Thongloun Sisoulith, viajou para a região onde supervisionou as operações de resgate e assistência às vítimas.

A companhia tailandesa Ratchaburi Electricity Generating Holding (RATCH) que participa do projeto de construção, atribuiu em comunicado o rompimento "às continuas chuvas que causaram a entrada de um grande volume de água no reservatório".

A represa faz parte de um projeto nacional para aproveitar o trajeto do rio Mekong pelo país e transformar Laos em uma fonte geradora de eletricidade limpa para o sudeste da Ásia.

A sociedade de joint venture Xe-Pian Xe-Namnoy Power Company's (PNPC) venceu a licitação de mais de US$ 1 bilhão para construir as três usinas hidrelétricas de 410 MW onde aconteceu o acidente.

O projeto era que as obras, que começaram em 2013, tinha a previsão de operar em 2019 com uma produção anual de 1.860 GWh, segundo RATCH



Brasil
Itamaraty convoca embaixadora da Nicarágua por morte de estudante brasileira

O Ministério de Relações Exteriores convocou nesta terça-feira a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Lorena Martínez, para dar explicações sobre a morte da estudante brasileira Raynéia Gabrielle Lima em Manágua.

O chanceler Aloysio Nunes também convocou para consultas o embaixador do Brasil na Nicarágua, Luís Cláudio Villafañe, conforme indicaram à Agência Efe fontes do Itamaraty.

"É umas demonstrações de insatisfação com o que ocorreu", disse uma das fontes ouvidas pela Efe.

Martínez foi recebida na tarde de hoje pelo subsecretário-geral para América Latina e o Caribe do Itamaraty, Paulo Estivallet, prestar esclarecimentos sobre o assassinato da estudante.

Antes da convocação dos dois diplomatas, o governo brasileiro já tinha expressado em nota oficial "profunda indignação" pelo crime e pediu ao governo da Nicarágua para identificar e punir os responsáveis pela morte de Raynéia.

O reitor da Universidade Americana em Manágua (UAM), Ernesto Medina, disse que a brasileira, que estava no sexto ano do curso de Medicina, foi vítima de disparos feitos por grupos de paramilitares.

No entanto, a vice-presidente e primeira-dama da Nicarágua, Rosario Murillo, negou a versão do reitor e afirmou que a brasileira foi baleada por um vigilante de uma empresa privada de segurança, que teria feito os disparos quando Raynéia passava de carro por volta de meia-noite.

"Um desses disparos a atingiu, provocando ferimentos. Ela foi levada ao hospital militar Alejandro Dávila Bolaños, onde faleceu", afirmou a primeira-dama.

O assassinato da brasileira é apenas mais um dentro da crise registrada desde abril na Nicarágua. A repressão aos protestos contra o presidente do país, Daniel Ortega, já deixaram mais de 350 mortos, de acordo com organizações humanitárias locais.

Na nota oficial, o Itamaraty voltou a condenar "o aprofundamento da repressão, o uso desproporcional e letal da força e o emprego de grupos paramilitares em operações coordenadas pelas equipes de segurança".

"O governo brasileiro volta a instar o governo da Nicarágua a garantir o exercício dos direitos individuais e das liberdades públicas", ressaltou o Itamaraty na nota.

Copa Airlines inaugura rota que liga Salvador a 78 destinos via Panamá
A companhia aérea panamenha Copa Airlines inaugurou nesta terça-feira a rota que liga Salvador à Cidade do Panamá, capital do país.

Inicialmente, serão dois voos por semana entre as cidades - às terças e às sexta-feiras. Os aviões utilizados serão Boeings 737-800, com capacidade para 160 passageiros.

O vice-presidente de Vendas da Copa Airlines, Cristophe Didier, indicou que, com a nova rota, a empresa passa a voar para nove destinos no Brasil. São 13 voos diários, o segundo maior número entre as companhias estrangeiras que operam no país.

Didier ainda afirmou que Salvador é uma cidade mundialmente conhecida por seu Carnaval, pela vida noturna, pelas praias e pelo rico patrimônio cultural.

O ministro de Comércio e Indústria do Panamá, Augusto Arosemena, disse que a conexão ajudará a ampliar a competitividade e consolidar o país como um "hub logístico" e um centro turístico.

Participaram do evento diretores da companhia aérea, representantes da embaixada do Brasil na capital do país e da Autoridade de Turismo do Panamá.

De acordo com dados da administração do Aeroporto Internacional de Tucumán, 448 mil pessoas que passaram pelo "hub" viajaram para destinos brasileiros, entre eles Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

A Copa Airlines atualmente oferece voos para 78 destinos em 32 países do continente americano e também do Caribe.

Cabral é levado para isolamento após discussão com promotor
O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) foi colocado em isolamento nesta terça-feira (24), segundo sua defesa, após uma confusão com um promotor.

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (MDB) foi colocado em isolamento nesta terça-feira (24), segundo sua defesa, após uma confusão com um promotor. De acordo com o advogado Rodrigo Roca, que defende o ex-governador, o promotor André Guilherme de Freitas realizava uma diligência em Bangu 8 quando determinou que os detentos da ala de Cabral se perfilassem.

"[Ele] Foi direto à cela do ex-governador, que fica na mesma galeria (ala E) em que estão Wilson Carlos, Felipe Picciani, Edson Albertassi e Paulo Mello. Ao ingressar na ala, limitou-se a dizer: 'Detentos, todos de cabeça baixa e de frente para a parede', ao que o ex-governador retrucou ponderando sobre a desnecessidade da medida", disse o advogado.

Segundo Roca, Freitas neste momento determinou que Cabral fosse para isolamento, onde estava até o início da tarde. O Ministério Público e a Secretaria de Administração Penitenciária não se pronunciaram até a publicação desta reportagem.

Pernambuco
Sem Josué, Mendonça Filho (DEM) é favorito a vice de Alckmin
Se não reverter a disposição de Josué Alencar (PR) de não ser seu candidato a vice, o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) trabalha inicialmente com outros dois nomes para o posto: Mendonça Filho (DEM) e, com bem menos chances, Aldo Rebelo(Solidariedade).

Alckmin diz a interlocutores que "vice a gente não escolhe", e deixará a indicação nas mãos dos partidos que embarcaram na sua campanha. Questões regionais acabam pesando, como a composição do PR com o PT em Minas no caso de Josué.

Estava empolgado com a possibilidade de o empresário vir a acompanhá-lo, pelo perfil e também para acenar ao eleitor com memória do pai de Josué, José Alencar, vice de Lula por oito anos.

A relação entre o ex-governador paulista e o chefe da Coteminas é antiga. Já em 2006 Josué participava de encontros de campanha em favor da então candidatura de Alckmin ao Planalto. Ninguém no tucanato acredita ser possível trazer o empresário de volta à chapa, mas ainda haverá reuniões nesta quarta (25) para definir o assunto.

Além do óbvio poder de veto, o tucano já demonstrou algumas preferências entre os nomes ventilados. Mendonça larga na frente pela maior densidade do DEM. Deputado por Pernambuco, ele ocupou o Ministério da Educação no governo Michel Temer. Sob sua gestão foi aprovada a Base Nacional Curricular do Ensino Médio, um trabalho de anos que é elogiado por Alckmin -ainda que a associação o impopular governo ora acabando não favoreça o democrata.

Na argumentação favorável ao DEM, sendo nordestino e de um partido com tradição de capilaridade na região mais avessa ao paulista Alckmin, Mendonça daria um verniz nacional à chapa. Isso, contudo, é visto com reservas por vários estrategistas da campanha tucana. Como diz um, foi-se o tempo que o vice nordestino era um ativo valioso. O mais importante, afirma, é garantir que o titular do posto não tire votos por envolvimento em escândalos, por exemplo.

Por outro lado, a necessidade de nacionalização do nome excessivamente paulista do tucano está na lista de prioridades da pré-campanha. O presidente nacional do DEM, o prefeito ACM Neto (Salvador), deverá ser coordenador da campanha ao lado de Marconi Perillo (PSDB-GO).

Perillo teve o nome bombardeado nos últimos dias por ser rejeitado na disputa ao Senado por Goiás pelo democrata Ronaldo Caiado. Só que a presença do ex-governador goiano na coordenação da campanha já era uma concessão de Alckmin para pacificar seu partido, quando sua campanha patinava há cerca de 50 dias.

Assim, uma solução salomônica para aplacar a resistência do DEM goiano seria a presença de ACM Neto, o que deve ser decidido em breve. Os democratas vendem hoje ter mais interesse em manter o apoio à recondução de Rodrigo Maia (RJ) à presidência da Câmara, mas obviamente estão interessados também na vice.

Voltando ao posto de vice-presidente, Alckmin gosta do nome de Rebelo, que fez carreira no PC do B e tem todos os pontos de destaque de sua carreira ligados ao projeto de poder do PT de Luiz Inácio Lula da Silva. A quem estranha os elogios, alguns estrategistas lembram que isso poderia dar um certo sabor esquerdista à chapa, apesar de Rebelo hoje estar no colo da agremiação de Paulinho da Força.

Outra virtude destacada é sua interlocução no Legislativo, já que foi um articulado presidente da Câmara de 2005 a 2007. É um nome improvável, contudo. O risco da associação com o petismo é muito grande: Rebelo ocupou um ministério de Lula e três de Dilma Rousseff, indo para casa com a chefe após o impeachment de 2016.

Outros nomes poderão ser cogitados pelos aliados. O PP volta e meia cita a senadora Ana Amélia (RS) como uma provável candidata, mas ela tem uma reeleição considerada certa neste ano. Só que a especulação ocorria antes de Alckmin ganhar a musculatura do apoio do chamado Centrão, o que pode mudar a perspectiva.

Acidente com caminhão-tanque mortos e feridos na BR-232, em Gravatá
Um acidente no quilômetro 67 da BR-232, no município de Gravatá, Agreste de Pernambuco deixou duas pessoas mortas e outra duas feridas no início da noite desta terça-feira (24). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão-tanque colidiu com um carro momentos antes de chegar ao Túnel Cascavel, na Serra das Russas, que liga alguns municípios do interior do Estado.

Uma motocicleta também se envolveu no acidente, deixando o motorista e o passageiro feridos. O condutor do caminhão não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um segundo corpo foi encontrado entre o carro e o caminhão, mas não foi identificado pela PRF. O acidente foi registrado por volta das 18h20.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu