Ao chegarem na Faculdade, os pacientes são encaminhados à sala para agendamento de consultas. Em seguida, participam de uma palestra sobre a importância de cuidar da saúde dos olhos. De acordo com o palestrante Heron Lopes, a ideia do projeto é beneficiar o máximo de pessoas que moram no município: “A visão é um dos fatores que mais precisam de cuidado. E sabendo da dificuldade da população em conseguir acesso à oftalmologia, criamos esse projeto e já passamos por diversas cidades. As prefeituras nos procuram para firmar parceria e oferecer esse serviço à população, como ocorreu aqui em São Lourenço. A ideia é realizar as consultas para o máximo de pessoas no município. O projeto se chama Olhar pelo Próximo porque é justamente esse o intuito, de ajudar pessoas”, diz.
Luíza Gomes, dona de casa, que também foi marcar sua consulta, fala que é maravilhoso contar com projetos como este que beneficiam quem realmente não tem recursos para fazer uma consulta particular e acabam prejudicando a visão. “Acho maravilhoso, porque a maioria da população é pobre e não tem recurso nenhum para fazer uma consulta no oftalmologista. Acabam prejudicando a visão, passando anos sem tratar, sem saber o que se passa. E ações como esta dão a oportunidade para todos que moram aqui em São Lourenço da Mata de cuidar da saúde dos olhos”, conclui.
Dona Maria do Carmo, que mora em Matriz da Luz, se alegra ao falar da ação e agradece por conseguir marcar a consulta gratuita com a Associação Olhar pelo Próximo: “Fico aqui muito feliz em dizer que consegui marcar minha consulta no oftalmologista. Agradeço a Prefeitura por correr atrás desses serviços para nosso município, e agradeço também a Associação que traz isso com tanto cuidado e carinho. Projeto que ajuda pessoas sem condições financeiras e que realmente estão carentes desse tratamento. Pra fazer é muito difícil, mas quando aparece assim, gratuito, é uma maravilha”, conta.
Com informações de Dalila Barreto, Secretaria de Comunicação da prefeitura de São Lourenço da Mata
0 Comentários