A linguagem do meme na internet:

Você deve ter percebido, por estes dias, que uma revista resolveu fazer chacota de uma figura pública, sem ser capaz de perceber que, na verdade, a popularizava.
Essa desconexão com a realidade tem sido observada com frequência, não só na imprensa progressista, mas também em profissionais de diversos ramos do conhecimento: eles não fazem ideia de que se encontram contaminados de ideologia, e não entendem por que não saem do lugar.

Dizem que algo semelhante aconteceu no filme “Tropa de Elite”. O Capitão Nascimento teria sido criado para sofrer rejeição do público, o que não ocorreu. É óbvio que o povo não gosta de bandido, e se identificaria com quem reprimisse a criminalidade. Mas, para profissionais ideologizados, a realidade não se mostra tão nítida assim. A ideologia faz você errar.

O famoso ditado “the left can’t meme” tem sua razão de ser: a mentalidade revolucionária amarra o sujeito a padrões politicamente corretos. Ele se torna incapaz de rir de algo objetivamente engraçado. Todo o seu comportamento é adestrado segundo uma pauta ideológica. É um prisioneiro.
Perceba que entregar um meme prevendo o efeito contrário daquele que ele evidentemente causaria é sintoma de um claro afastamento patológico da realidade.

O meme não é alta cultura. Não tem o valor de uma peça de Shakespeare, de uma pintura de Michelangelo, de um conto de Lima Barreto. É apenas uma forma instantânea e bem humorada de linguagem - o que, em um país de pouco hábito literário, não pode ser desprezado.

Não compreender como funciona uma linguagem tão simples e direta - ou ofender-se mortalmente com uma piada tosca - talvez explique os motivos pelos quais você não prospera na vida.

Você pode estar sendo um prisioneiro da fraqueza, do vitimismo e da ideologia. Não há como ser forte e próspero sem estar com os pés fincados na realidade.

Aproveite os memes da internet para se divertir e treinar sua percepção do mundo. Pare de se ofender, fique forte, enxergue a realidade e prospere.

Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu